A Prefeitura de São Paulo inaugura nessa quinta-feira (28/12) a primeira unidade da Hospedagem Social. A iniciativa é volta para pessoas em situação de rua. Trata-se de uma nova modalidade de acolhimento da rede socioassistencial, gerido pela SMADS (Secretaria Municipal de Assistência e Desenvolvimento Social).
Veja como o programa irá funcionar.
Hotel no bairro Liberdade
As vagas no Hospedagem Social serão ofertas em hotel, localizado no bairro da Liberdade. Elas são direcionadas às pessoas que, mesmo em situação de rua, estejam inseridas no mercado de trabalho. Também são acolhidas aquelas estejam em busca de um emprego. O público-alvo é formado por pessoas que têm dificuldades de adaptação aos vários Centros de Acolhida.
Atendimento completo para a população de rua
A Hospedagem Social ainda traz gestão centralizada que dispõe de 28 profissionais. Trata-se de uma equipe multidisciplinar, com especialistas de diversas áreas. Haverá assistente social, psicólogo, entre outros, à disposição das pessoas hospedadas.
Cada pessoa acolhida terá um período inicial de três meses de permanência no equipamento da Hospedagem Social. De acordo com a avaliação da equipe técnica, o prazo poderá ser renovado. Dessa maneira, o programa conta com possibilidade de extensão a até dois anos.
Mais informações, no site da Prefeitura de São Paulo ou na página a seguir: www.capital.sp.gov.br/web/secretaria_executiva_de_projetos_estrategicos/w/programa_reencontro/noticias/360780.
O equipamento de Hospedagem Social disponibiliza 208 das 1000 vagas para acolhimento do público inserido na modalidade 1 – indivíduos sozinhos ou casais sozinhos e sem filhos.
Hospedagem Social acolhe famílias
O Hospedagem Social também tem modalidades que acolhem famílias. No acolhimento de pessoas sozinhas ou casais, os quartos são compartilhados. Nesse caso, são até quatro pessoas por quarto. Por sua vez, na modalidade para família, cada uma é acolhida em um quarto para si.
Além da Hospedagem Social, são ofertadas duas refeições ao dia para pessoas sozinhas. No caso, o café da manhã e jantar. No acolhimento a famílias, por sua vez, são ofertadas três refeições por dia. Nesse caso, o almoço é incluído. Isso leva em consideração que alguns membros da família podem passar o dia no hotel.
Não haverá triagem
A Hospedagem Social tem algumas diferença de atendimento. Ao contrário de outras tipologias de atendimento, esta categoria não dependerá da triagem. Normalmente ela é feita pela Central de Vagas, nos demais atendimentos à população de rua.
No caso da hospedagem social, haverá um encaminhamento direto feito pelos seguintes órgãos:
- SEAS (Serviço Especializado de Abordagem Social)
- CREAS (Centro de Referência Especializado de Assistência Social)
- Centro POP (Centro de Referência Especializado para População em Situação de Rua)
Boa Sorte !!
Meu Nome é Valdnir Fernandes – sou professor formado em Biologia e jornalista! Trabalho na Blogosfera para levar mais informações úteis para o visitante ilustre. Buscando levar informações importantes, isto é, o Programas Sociais BR é um site de Utilidade Pública !!