O Programa Progredir surgiu em 2017, e costuma ser pouco falado entre os programas sociais do Governo Federal. Trata-se de um programa que tem como objetivo principal impulsionar a formação profissional e estimular o empreendedorismo. Ele é voltado a famílias atendidas pelo Bolsa Família.
Assim, o Programa Progredir visa estimular a criação de oportunidades para um futuro mais enriquecedor e autônomo. De maneira geral, pretende promover a transição de famílias de um estado de vulnerabilidade para uma posição mais estável.
Falaremos aqui um pouco mais desse programa e como se beneficiar dele.
Programa Progredir oferece microcrédito a pessoas do Bolsa Família
Certamente, um dos elementos centrais do Programa Progredir é a oferta de microcréditos produtivos. Esses microcréditos são direcionados para pessoas que recebem benefícios do Bolsa Família. O programa tem alguns outros elementos, mas a concessão de microcréditos a pessoas em vulnerabilidade é seu eixo central.
Os fundos são reservados exclusivamente para famílias com rendimento per capita inferior a meio salário mínimo. Para participar, a família deve estar devidamente registrada no CadÚnico. Cabe lembrar que esse cadastro é central na distribuição de benefícios sociais. Ele deve ser atualizado a cada dois anos.
Como pedir o microcrédito pelo Progredir?
A participação no Programa Progredir deve ser requerida no site do programa – www.gov.br/pt-br/servicos/acessar-cursos-de-qualificacao-vagas-de-emprego-e-microcredito-produtivo-pelo-progredir.
Será preciso usar a conta Gov.br e seguir as instruções, enviando os dados que forem requeridos. Existem pelo menos quatro modalidades para participação no Programa Progredir. É possível cadastrar currículo para concorrer a vaga de emprego, microcrédito para empreender, além de modalidades de qualificação profissional.
Opções adicionais de crédito
Para os integrantes do Bolsa Família, o Programa Progredir oferece algumas opções. Dentre elas, estão linhas de crédito convencionais fornecidas por instituições bancárias, como empréstimos pessoais. É preciso observar cada uma e entender a mais adequada a seu perfil.
De acordo com as regras do Programa Progredir, a adesão a qualquer uma das alternativas requer uma análise de crédito, que será feita pela instituição bancária. Assim sendo, é necessário prestar atenção às condições propostas pelos bancos. As taxas de juros e o impacto financeiro mensal são duas coisas que merecem ser muito bem observadas.
Microcrédito produtivo direcionado às famílias de baixa renda
O Programa Progredir opera sob o conceito subjacente ao Microcrédito Produtivo Direcionado. Isso pode causar alguma confusão, e é preciso entender tal conceito para evitá-las.
O objetivo central desse tipo de microcrédito é facilitar o acesso a crédito. E para um público específico, formado por pessoas que frequentemente enfrentam barreiras para obtê-los. A diferença desse microcrédito para outros é que é obrigatório que ele não pode ser usado para propósitos pessoais ou de consumo. O Microcrédito Produtivo Direcionado só pode ser usado para atividades produtivas.
Caso contrário, poderá haver uma quebra de contrato, que pode gerar consequências jurídicas.
Elisangela Monteiro – Professora – Entusiasta da Blogosfera!!