Programa Progredir Oferta Crédito a Público Do Bolsa Família

O Programa Progredir surgiu em 2017, e costuma ser pouco falado entre os programas sociais do Governo Federal. Trata-se de um programa que tem como objetivo principal impulsionar a formação profissional e estimular o empreendedorismo. Ele é voltado a famílias atendidas pelo Bolsa Família.

Assim, o Programa Progredir visa estimular a criação de oportunidades para um futuro mais enriquecedor e autônomo. De maneira geral, pretende promover a transição de famílias de um estado de vulnerabilidade para uma posição mais estável.

Falaremos aqui um pouco mais desse programa e como se beneficiar dele.

Programa Progredir oferece microcrédito a pessoas do Bolsa Família

Certamente, um dos elementos centrais do Programa Progredir é a oferta de microcréditos produtivos. Esses microcréditos são direcionados para pessoas que recebem benefícios do Bolsa Família. O programa tem alguns outros elementos, mas a concessão de microcréditos a pessoas em vulnerabilidade é seu eixo central.

Os fundos são reservados exclusivamente para famílias com rendimento per capita inferior a meio salário mínimo. Para participar, a família deve estar devidamente registrada no CadÚnico. Cabe lembrar que esse cadastro é central na distribuição de benefícios sociais. Ele deve ser atualizado a cada dois anos.

Como pedir o microcrédito pelo Progredir?

A participação no Programa Progredir deve ser requerida no site do programa – www.gov.br/pt-br/servicos/acessar-cursos-de-qualificacao-vagas-de-emprego-e-microcredito-produtivo-pelo-progredir.

Será preciso usar a conta Gov.br e seguir as instruções, enviando os dados que forem requeridos. Existem pelo menos quatro modalidades para participação no Programa Progredir. É possível cadastrar currículo para concorrer a vaga de emprego, microcrédito para empreender, além de modalidades de qualificação profissional.

Opções adicionais de crédito

Para os integrantes do Bolsa Família, o Programa Progredir oferece algumas opções. Dentre elas, estão linhas de crédito convencionais fornecidas por instituições bancárias, como empréstimos pessoais. É preciso observar cada uma e entender a mais adequada a seu perfil.

De acordo com as regras do Programa Progredir, a adesão a qualquer uma das alternativas requer uma análise de crédito, que será feita pela instituição bancária. Assim sendo, é necessário prestar atenção às condições propostas pelos bancos. As taxas de juros e o impacto financeiro mensal são duas coisas que merecem ser muito bem observadas.

Microcrédito produtivo direcionado às famílias de baixa renda

O Programa Progredir opera sob o conceito subjacente ao Microcrédito Produtivo Direcionado. Isso pode causar alguma confusão, e é preciso entender tal conceito para evitá-las.

O objetivo central desse tipo de microcrédito é facilitar o acesso a crédito. E para um público específico, formado por pessoas que frequentemente enfrentam barreiras para obtê-los. A diferença desse microcrédito para outros é que é obrigatório que ele não pode ser usado para propósitos pessoais ou de consumo. O Microcrédito Produtivo Direcionado só pode ser usado para atividades produtivas.

Caso contrário, poderá haver uma quebra de contrato, que pode gerar consequências jurídicas.

Programas Sociais BR Programas Sociais BR Stories
Pesquise Artigos

Leia Estes ...

Acompanhe Vagas De Emprego e Jovem Aprendiz Mineradora Morro Do Ipê MG

As oportunidades de emprego e Jovem Aprendiz estão surgindo com mais opções na região das …

Programa Mães De Pernambuco Libera Calendário

O programa Mães de Pernambuco foi criado visando auxiliar mulheres em situação de vulnerabilidade financeira …

Plataforma Rio On Tem Inscrições Para Cursos Gratuitos

A Plataforma Rio On está com inscrições abertas para mais de 1.200 vagas em cursos …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *