Governo Federal Lança Programa Escolas De Tempo Integral

O Governo Federal lançou nesta sexta-feira (12/5) o Programa Escolas de Tempo Integral. Esse novo programa educacional, como o nome diz, tem por objetivo ampliar o acesso à educação integral no Brasil. A meta inicial é aumentar em 1 milhão o número matrículas em tempo integral nas escolas de educação básica de todo o país. O investimento previsto é de R$4 bilhões.

Explicaremos mais sobre o programa:

Plano Nacional

O Programa Escolas de Tempo Integral busca viabilizar a meta 6 do Plano Nacional de Educação (PNE). Nele, está estabelecida a oferta de “educação em tempo integral em, no mínimo, 50% das escolas públicas, de forma a atender, pelo menos, 25% dos estudantes da educação básica”. Contudo, estamos ainda bem longe de atingir essa meta.

Segundo o Relatório do 4º Ciclo de Monitoramento das Metas do PNE 2022, o percentual de matrículas em tempo integral na rede pública brasileira caiu de 17,6%, em 2014, para 15,1%, em 2021. Em grande parte, essa queda é explicável pelo desenvestimento em educação no período.

Advertisements

As razões disso estão tanto na crise econômica que se acirrou depois de 2015 quanto pelas políticas de austeridade tomadas pelos governos Temer e Bolsonaro.

Como vai atuar o programa?

Para ampliar a oferta de matrículas em tempo integral, o programa vai repassar R$ 4 bilhões para estados e municípios. A verba repassada é para que esses entes federativos, dentro das suas atribuições na oferta de educação básica, possam expandir matrículas em educação integral em suas redes.

Advertisements

A ação de ADESÃO é destinada a todos os entes federados, entre estados, municípios e Distrito Federal. Eles poderão aderir e pactuar metas junto ao MEC, isso será feito por meio do Simec (Sistema Integrado de Monitoramento Execução e Controle).

Início

Inicialmente, o MEC vai estabelecer, juntamente com os demais entes federativos, metas de matrículas em tempo integral. Segundo a legislação, a matrícula integral compreende àquelas cuja jornada escolar seja igual ou superior a sete horas diárias ou 35 horas semanais.

Depois de estabelecidas as metas, haverá o repasse de recursos. Eles serão transferidos levando em conta as matrículas pactuadas. Outras métricas como o valor do fomento e critérios de equidade serão levados em conta nos repasses. O compromisso do governo é alcançar mais de 1 milhão de estudantes já nesta primeira etapa.

Estratégias

Depois de feita a primeira etapa, o programa implementará estratégias de assistência técnica junto às redes de ensino, municipais, distrital e estaduais. Isso servirá para a adoção do tempo integral, de maneira ampliada. O foco essencial será um olhar para a redução das desigualdades.

Assim sendo, estão previstas ações para formação de educadores e orientações curriculares nesse sentido. Além disso, haverá fomento a projetos inovadores, bem como estímulo a arranjos intersetoriais. Elas servirão para prevenção e proteção social, melhoria de infraestrutura educacional, dentre outras melhorias.

Para os alunos e responsáveis veja estados que já iniciaram, veja a Lista de Escolas:

Advertisements
Programas Sociais BR Programas Sociais BR Stories
Pesquise Artigos

Leia Estes ...

Fundação Bradesco Cursos Gratuitos

Fundação Bradesco Tem Curso Gratuito Sobre IA

A Fundação Bradesco abriu as inscrições para o curso online gratuito denominado “Inteligência Artificial e …

Programa Futuro Digital Cursos Técnicos Do Senai

Cursos Abertos Do Programa Futuro Digital Do Senai Veja

O Senai SP está oferecendo uma grande oportunidade para quem deseja se qualificar e se …

Ford Abre Inscrições Em Curso Gratuito De Tecnologia

Ford Abre Inscrições Em Curso Gratuito De Tecnologia

A Ford e o Ford Fund, braço filantrópico da empresa automobilística, abriu inscrições em curso …