Governo ES Prorroga Inscrições No Programa Nossa Bolsa

Estudantes do Espírito Santo que desejam fazer curso ensino superior particular com bolsa de estudo podem se inscrever no Programa Nossa Bolsa. O Governo do Estado, por meio da Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do Espírito Santo (Fapes), prorrogou o Edital Fapes 11/2022 – Nossa Bolsa 2022/02. Agora, as inscrições seguem até as 23h59 do próximo dia 19 de junho.

Ao todo, serão 1.300 bolsas integrais para 20 instituições de Ensino Superior localizadas na Região Metropolitana da Grande Vitória e no interior do Estado. As bolsas serão para mais de 40 cursos.

Poderão concorrer às bolsas quem já terminou o Ensino Médio. A seleção acontecerá por meio das notas no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) dos anos de 2020 e 2021. O novo edital de 2022 conta com o investimento de mais de R$ 67 milhões. Eles serão utilizados no período de até cinco anos, duração estimada dos cursos. O valor é proveniente do Fundo Estadual de Ciência e Tecnologia (Funcitec) e da Secretaria da Educação (Sedu).

Como se inscrever?

As inscrições devem ser feitas no site da Fapes, no endereço www.fapes.es.gov.br/nossabolsa. Nesse mesmo endereço será possível ler o edital completo. Dúvidas sobre como se inscrever podem ser resolvidas consultando o Manual do(a) Candidato(a), que pode ser acessado aqui: fapes.es.gov.br/Media/fapes/NOSSABOLSA/Manual%20do%20Candidato.pdf.

O 2º edital deste ano disponibiliza muitas bolsas integrais. Elas correspondem a 100% da mensalidade. O candidato ou a candidata deve ter realizado uma das provas do Enem referentes aos anos de 2020 e 2021. Além disso, o programa é voltado a quem tem renda familiar per capita de até um salário mínimo.

O processo seletivo do programa prioriza pessoas que morem em bairros com alto índice de vulnerabilidade social. Faz o mesmo com quem se autodeclara afrodescendente no ato da inscrição.

Assim sendo, é preciso informar o Código de Endereçamento Postal (CEP) na inscrição. Isso serve para verificar se o candidato ou a candidata está em um bairro atendido pelo Programa Estado Presente em Defesa da Vida.

Quem pode participar do Nossa Bolsa 2022/02?

De acordo com o edital, somente poderá participar do Nossa Bolsa 2022/02 quem atender a uma das condições a seguir:

  • Ter cursado todo o Ensino Médio em escola pública localizada no Espírito Santo;
  • Ter cursado completamente o Ensino Médio em instituição privada, na condição de bolsista integral, em instituição localizada no Espírito Santo;
  • Ter cursado o Ensino Médio parcialmente em escola da rede pública e parcialmente em instituição privada, na condição de bolsista integral, em instituição localizada no Espírito Santo;
  • Ter concluído curso técnico em um dos Centros Estaduais de Educação Técnica (CEET) no Espírito Santo;
  • Ter cursado o Ensino Médio e/ou Curso Técnico nas Escolas do Movimento de Educação Promocional do Espírito Santo.

 

Programas Sociais BR Programas Sociais BR Stories
Pesquise Artigos

Leia Estes ...

Enem 2024

ENEM Isenção e Inscrições 2024 e o Que Estudar Para a Prova

Saiba como ter uma ajuda nos estudos para o ENEM 2024 e agora é a hora …

Vagas Abertas Na Rede De Lojas Magazine Luiza Pelo Brasil

Magazine Luiza Abre Vagas De Emprego Em Todo O Brasil

O Magazine Luiza, uma das maiores empresas do mercado brasileiro, acaba de abrir um novo …

Cursos Gratuitos Da Nestlé Gastronomia

Nestlé Oferece Curso Gratuito De Gastronomia

A Nestlé está com inscrições abertas para Curso Gratuito De Gastronomia. Trata-se de uma formação …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *