Governo Do Ceará

Governo Ceará Aprova o Programa Capacita Ceará Cursos Profissionalizantes

Governo Do CearáFoi aprovada, nesta quarta-feira (20), na Assembleia Legislativa do Ceará, o projeto que institui novo programa de capacitação profissional. Na verdade, o projeto transforma em política de Estado os projetos Primeiro Passo, Criando Oportunidades e Transformando Vidas. No seu conjunto, eles farão parte do Programa Capacita Ceará, que vai integrar os projetos já executados pela Secretaria da Proteção Social, Justiça, Cidadania, Mulheres e Direitos Humanos (SPS).

A intenção é que o governo cearense crie e formalize uma estrutura de ações de capacitação profissional e de inserção de jovens e adultos no mercado de trabalho.

Advertisements

O Capacita Ceará irá, de forma institucional, promover o desenvolvimento de ações de qualificação profissional e de inclusão social e produtiva. O programa irá beneficiar a população em situação de vulnerabilidade social e econômica em todo o Estado.

Nos últimos anos, os três programas juntos capacitaram cerca de 115 mil jovens e adultos. Além de ampliarem a oferta de mão de obra, geram diversas oportunidades de emprego e renda. Essas capacitações geram novas oportunidades de emprego, fortalecendo o empreendedorismo. Elas ganharam maior importância no contexto da pandemia, e a crise econômica e humanitária agravada por ela.

Advertisements

Integração de programas já existentes

O programa busca fortalecer as parcerias com órgãos ou entidades públicas. Além disso, objetiva ampliar o investimento nos três projetos, agora integrados entre si. O Primeiro Passo é uma porta de entrada para o mercado de trabalho. Desde que foi criado, que já se tornou referência no Ceará.

Já o Criando Oportunidades é voltado para pessoas pessoas de todas as idades, ao passo que o Transformando Vidas é voltado para adolescentes e adultos em cumprimento, ou egressos, dos sistemas socioeducativo e prisional. Dessa maneira, os programas de capacitação irão abranger diversas faixas etárias com cursos de capacitação.

Advertisements

O Primeiro Passo oferta cursos para jovens com idades entre 14 e 29 anos, egressos do sistema público de ensino. Eles serão oferecidos nas modalidades Jovem Aprendiz, Jovem Bolsista e Jovem Estagiário.

O Transformando Vidas oportuniza cursos de capacitação profissional para jovens entre 15 e 29 anos que cumprem medidas socioeducativas e penitenciárias. Por sua vez, o Criando Oportunidades possibilita capacitação em diversas áreas e disponibiliza instrumental de trabalho para pessoas acima de 16 anos.

Mais detalhes sobre o projeto, aqui.

Implementação

Os detalhes sobre a implementação dos projetos ainda serão divulgados, assim como sua regulamentação. Por se tratar de um programa que integra outros já em execução, eles já estão operando no Ceará. Nesse sentido, basta acompanhar as chamadas e editais para eventualmente se inscrever em algum deles.

Advertisements
Programas Sociais BR

Leia Estes ...

Tarifa Social Econômica Para Famílias

Como Obter Tarifa Social De Energia Elétrica No Ceará

Em todo o Ceará, são cerca de 810 mil casas cadastradas no programa Tarifa Social …

Enem 2022

ENEM 2022 Isenção Da Taxa Edital 2022 e O Que Estudar Para a Prova

Saiba como ter uma ajuda nos estudos para o ENEM 2022 e agora em Março Edital …

Conheça o Programa Trabalho Sustentável Do Governo Federal

O Governo Federal lançou, nesta quinta-feira (05/05), um novo programa. Ele visa orientar trabalhadores(as) e …