A Prefeitura de Fortaleza, por meio da Secretaria Municipal da Educação, divulga nesta segunda-feira (20/03) o Edital de Seleção do Programa Bolsa Nota Dez. Trata-se de bolsa voltada para alunas e alunos da Rede Municipal da capital cearense.
Os alunos e alunas que obtiverem o Bolsa Nota Dez irão atuar como monitores bolsistas neste ano letivo. De acordo com o edital, estudantes que tiverem interesse devem realizar a inscrição na sua unidade escolar. A inscrição deverá ser feita até quinta-feira (23/03).
Serão selecionados 1.500 estudantes. Poderão receber a bolsa estudantes com matrícula no 8º e 9º anos do Ensino Fundamental. Também podem participar estudantes que estejam na última etapa da Educação de Jovens e Adultos (EJA). Cada aluno ou aluna no Bolsa Nota Dez receberá uma bolsa de R$ 200,00 mensalmente.
A seleção será realizada por uma comissão formada por representantes da comunidade escolar (professores, funcionários e pais), podendo ser o Conselho Escolar. O resultado da seleção está previsto para sair no próximo dia 28 de março.
Assim como nas seleções anteriores, a escolha de quem receberá o Bolsa Nota Dez observará alguns critérios. Dessa maneira, serão considerados aspectos como frequência escolar e as notas obtidas nas avaliações diagnósticas e internas.
As informações completas sobre o programa podem ser vistas aqui.
Sobre o Bolsa Nota Dez
O Programa Bolsa Nota Dez, da Prefeitura de Fortaleza, visa potencializar o conhecimento dos alunos e alunas da rede pública. Atua por meio da monitoria de atividades desenvolvidas. Elas são voltadas para o fortalecimento das ações pedagógicas e de projetos das unidades escolares.
Ao todo, o programa prevê a oferta de 2.000 bolsas a cada ano letivo. Alunas e alunos da rede municipal podem participar do programa. A ação é um compromisso assumido no Plano de Governo.
Monitoria
A monitoria é realizada por meio de atividades de ensino e aprendizagem. A intenção é que façam parte da formação integral de cada estudante que participe no Bolsa Nota Dez. Assim, a ideia é que as atividades despertam o interesse por uma maior absorção de conhecimento.
Além da questão pedagógica, a iniciativa prevê que o pagamento de ajuda mensal, visando também a inclusão social.
As atividades de monitoria do Programa Bolsa Nota Dez ocorrem no turno que o aluno está regularmente matriculado e/ou no contraturno das aulas escolares. Conta com duração máxima de 12 horas semanais.
Meu Nome é Valdnir Fernandes – sou professor formado em Biologia e jornalista! Trabalho na Blogosfera para levar mais informações úteis para o visitante ilustre. Buscando levar informações importantes, isto é, o Programas Sociais BR é um site de Utilidade Pública !!