FGTS Liberado

Financiamento Imobiliário Pelo FGTS Terá Juros Menores

FGTS LiberadoNesta segunda-feira (13/06), o governo anunciou seu plano de ampliar a linha de crédito pró-cotista. Hoje, essa linha é responsável por oferecer financiamentos imobiliários com taxa de juros menores. Atualmente, juros altos em financiamentos do tipo contribuem para o endividamento das famílias. Além disso, eles seguem sendo impeditivos para que muitas pessoas consigam adquirir imóveis.

A ideia é estimular o uso do valor do FGTS para a compra de imóveis. Assim sendo, com a nova regra, os juros cairiam de 8,4% para 7,6% ao ano, mais a taxa referencial. Será possível observar essas taxas quando se solicitar o financiamento dos imóveis, no processo de aquisição.

Advertisements

Pró-cotista: veja como funciona essa linha de financiamento

Para que a medida entre definitivamente em vigor, precisa de aprovação e autorização do conselho curador do FGTS. Nos próximos dias, ele deve analisar o assunto. A reunião para isso está marcada para o dia 21 de junho. A partir dali a medida poderá ser colocada em vigor.

A questão é que a medida deve ser observada. Isso porque um dos seus objetivos está relacionado aos lucros do FGTS no ano de 2021. Dito de outra maneira, aumentar os financiamentos da linha Pró-Cotista têm como um de seus objetivos a “sobra” de recursos no FGTS.

Advertisements

Atualmente, a quantidade de projetos contratados pelas construtoras têm caído fortemente no país. Uma das razões para isso é crise econômica. Junta-se a isso o subfinanciamento e esvaziamento de programas habitacionais do governo federal. Isso em virtude da extinção do programa Minha Casa Minha Vida e criação do Casa Verde e Amarela.

Paralelamente a isso, os custos relacionadas a habitação e compra de imóveis só aumentam. Assim, a ideia é remanejar o orçamento do FGTS para o setor da habitação. Entre outras coisas, espera-se aquecer o setor.

Advertisements

Manutenção de subsídios

O governo federal também estuda aumentar os subsídios e cortar as taxas de juros. A ideia é tornar as operações mais atrativas. Novamente, espera-se com isso aquecer o setor em momento de retração econômica. Hoje, o orçamento da linha Pró-Cotista está em R$ 1,5 bilhão. Espera-se aumentar esse valor o quanto antes.

O Pró-Cotista permite o financiamento de residências novas ou usadas em qualquer lugar do país. Hoje, essa é linha de financiamento mais barata de crédito imobiliário fora do programa Casa Verde e Amarela. Entre outras coisas, ela permite adquirir um imóvel novo ou usado e tenha até 30 anos para pagar.

Aqui, informações sobre como contratar o Pro-Cotista.

Advertisements
Programas Sociais BR

Leia Estes ...

App Auxílio Brasil Oficial

Novo Auxílio Brasil De R$600 Aprovado Com a PEC. Saiba Mais

O governo federal pretende zerar a fila de espera do programa Auxílio Brasil. Assim, pretende …

Como Deve Funcionar o Auxílio Caminhoneiro?

Na última quinta-feira (30), o Plenário do Senado aprovou a PEC 1/2022. Ela institui estado …

Microcrédito para trabalhadores informais: Confira como solicitar

Câmara Aprova Crédito Consignado Para Benefícios Sociais

A Câmara aprovou nesta quarta-feira, 29, a Medida Provisória (MP) que amplia a margem de …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *