O Ministério da Cidadania divulgou novos dados sobre os pagamentos de junho do vale-gás nacional. De acordo com a pasta, há pouco mais de 5,68 milhões de pessoas aptas ao recebimento do benefício. Dessa forma, houve um aumento de mais de 29 mil em relação aos dados de abril.
Mesmo assim, muitas pessoas aptas vem reclamando que não entraram na folha de pagamentos em junho. Com efeito, há mais de 18 milhões de pessoas na fila de espera para receber o benefício. Parte dessas pessoas não foram selecionadas ainda por receberem o Auxílio Brasil. Pelas regras divulgadas no ano passado, quem recebe o novo auxílio tem prioridade para o vale-gás (vamos ver se esta atitude vai mesmo ser feita, pois, poderá ser somente falácia eleitoreira).
Essa regra, então, foi reafirmada pela pasta da Cidadania.
Dessa maneira, quem cumprir todos os requisitos de recebimento do auxílio gás, mas não recebe o Auxílio Brasil, fica mais longe do vale-gás. Cabe ressaltar que lei não impede que não recebedor do Auxílio Brasil receba o vale-gás. Contudo, essa prioridade colocada pela mesma lei cria para essas pessoas uma barreira.
Público atendido pelo Auxílio Brasil
De acordo com o Ministério da Cidadania, o Governo Federal já tem toda uma organização de repasses referentes ao Auxílio Brasil. Já foi divulgado um calendário definitivo pela pasta.
A mesma base que se usa para acessar e organizar o Auxílio Brasil é utilizada para o vale-gás nacional. Assim, eles podem utilizar o mesmo calendário e a mesma forma de depósito. As duas liberações acontecem sempre ao mesmo tempo. Além disso, elas são acessadas pelo aplicativo Caixa Tem.
Não obstante, o atual sistema impede que mais pessoas sejam beneficiadas de alguma forma pelo Governo Federal. Todos os mais de 5 milhões de usuários do vale-gás nacional já recebem a ajuda do Auxílio Brasil neste momento.
Vale-gás nacional
O vale-gás nacional é um programa social do Governo Federal. Sua criação surgiu de proposta do Congresso Nacional. O texto foi sancionado já no final de 2021, e os pagamentos começaram em dezembro passado. Em 2022, estima-se que mais de 5 milhões de brasileiros tenham entrado no programa social.
Em junho, cada pessoa beneficiada receberá R$ 53 em valores unitários por família. O valor é calculado de acordo com o que equivale a metade do valor médio do gás liquefeito de petróleo (GLP) no Brasil.
Para fazer parte do vale-gás nacional, é necessário ter uma renda per capita de até meio salário mínimo. Nos valores atuais, corresponde a R$ 606,00. Além disso, também é necessário:
- ter um cadastro ativo e atualizado no Cadúnico e/ou;
- ser usuário(a) do Benefício de Prestação Continuada (BPC) do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS).
Meu Nome é Valdnir Fernandes – sou professor formado em Biologia e jornalista! Trabalho na Blogosfera para levar mais informações úteis para o visitante ilustre. Buscando levar informações importantes, isto é, o Programas Sociais BR é um site de Utilidade Pública !!
Pesquise Artigos