FGTS Futuro Começa a Funcionar Em Abril Pela Caixa

A Caixa Econômica Federal anunciou a criação do . Porém, o banco estatal ainda não havia dado datas de início do seu funcionamento. A espera de detalhes sobre o programa terminou na última semana de março do mesmo ano.

Isso porque a Caixa anunciou informou nesta quarta-feira (27/03) que o programa se inicia no próximo mês. Assim, terá início a contratação de financiamentos habitacionais com o uso do FGTS Futuro. O anúncio acontece um dia após importante decisão do Conselho Curador do Fundo de Garantia. No dia anterior, o conselho aprovou o uso dos recursos por famílias de baixa renda na compra da casa própria.

O uso do FGTS Futuro já estava previsto em lei. Contudo, faltava a regulamentação final para entrar em operação. A nova modalidade será destinada, inicialmente, a famílias com renda mensal de até R$2.640,00. Neste caso, são aquelas que compõem a Faixa 1 do programa .

Como vai funcionar o FGTS Futuro?

O valor do FGTS Futuro é uma projeção do que será recolhido pelos empregadores nos anos seguintes. Usado, ele servirá para aquisição tanto de imóveis novos quanto usados.

Na prática, o FGTS Futuro poderá ajudar famílias de classes C e D, com carteira assinada, a adquirir imóveis. O valor poderá complementar a capacidade de renda da família na hora de tomar o financiamento habitacional.

Ao optar pelo FGTS Futuro, a pessoa irá assumir dois contratos:

  1. um original, com o valor que já teria direito no formato tradicional desse tipo de financiamento
  2. um segundo, complementar, só com a parte do FGTS que ele iria ter direito

O FGTS Futuro poderá ser utilizado pela pessoa titular da conta vinculada ao fundo. Ela quem deverá autorizar seu uso, no ato da contratação do crédito habitacional. Deverá haver a realização da caução dos créditos disponíveis nas contas do FGTS por um prazo de 120 meses, ou seja, dez anos.

A autorização poderá ser feita diretamente pelo aplicativo FGTS, gratuito e que pode ser usado com a conta Gov.br.

De acordo com a Caixa, no processo de contratação, o banco informará a capacidade completa de pagamento para financiamento habitacional. Assim, fará a simulação com e sem a utilização do FGTS Futuro. Sendo feita a opção pelo uso do FGTS Futuro, os valores serão bloqueados na conta vinculada até a quitação total do saldo devedor.

Acompanhe Por Aqui Assuntos Do FGTS e PIS

E se perder o emprego depois de ter contratado?

No caso de perda do emprego, o trabalhador ou trabalhadora poderá negociar a Caixa a forma de pagamento do FGTS Futuro. O pagamento poderá ser negociado usando recursos do Seguro Desemprego, por exemplo, dentre outras formas. Será possível até mesmo suspender o pagamento das prestações por até seis meses. Neste caso, o saldo devedor é recalculado.

Informações completas, no site da Caixa.

Programas Sociais BR Programas Sociais BR Stories
Pesquise Artigos

Leia Estes ...

Casa Manauara Manaus Programa Para Reforma Sua Casa

Programa Casa Manauara Reforma Da Sua Casas Em Manaus

A Prefeitura de Manaus enviou criou o projeto de lei nº 105/2024, que lei que …

Programa Imóvel Da Gente Do Governo Federal

Programa Imóvel Da Gente é Lançado Pelo Governo Federal

Nesta segunda-feira (26/02), foi lançado o programa Imóvel da Gente. Ele é parte do Programa …

Programa Imóvel Da Gente Do Governo Federal

Programa Imóvel Da Gente Habitação Social Em Áreas Da União

O Governo Federal com o PT, agora o Programa “Aproxima” mudou de nome chama-se “Imóvel …