A Caixa Econômica Federal anunciou a criação do . Porém, o banco estatal ainda não havia dado datas de início do seu funcionamento. A espera de detalhes sobre o programa terminou na última semana de março do mesmo ano.
Isso porque a Caixa anunciou informou nesta quarta-feira (27/03) que o programa se inicia no próximo mês. Assim, terá início a contratação de financiamentos habitacionais com o uso do FGTS Futuro. O anúncio acontece um dia após importante decisão do Conselho Curador do Fundo de Garantia. No dia anterior, o conselho aprovou o uso dos recursos por famílias de baixa renda na compra da casa própria.
O uso do FGTS Futuro já estava previsto em lei. Contudo, faltava a regulamentação final para entrar em operação. A nova modalidade será destinada, inicialmente, a famílias com renda mensal de até R$2.640,00. Neste caso, são aquelas que compõem a Faixa 1 do programa .
Como vai funcionar o FGTS Futuro?
O valor do FGTS Futuro é uma projeção do que será recolhido pelos empregadores nos anos seguintes. Usado, ele servirá para aquisição tanto de imóveis novos quanto usados.
Na prática, o FGTS Futuro poderá ajudar famílias de classes C e D, com carteira assinada, a adquirir imóveis. O valor poderá complementar a capacidade de renda da família na hora de tomar o financiamento habitacional.
Ao optar pelo FGTS Futuro, a pessoa irá assumir dois contratos:
- um original, com o valor que já teria direito no formato tradicional desse tipo de financiamento
- um segundo, complementar, só com a parte do FGTS que ele iria ter direito
O FGTS Futuro poderá ser utilizado pela pessoa titular da conta vinculada ao fundo. Ela quem deverá autorizar seu uso, no ato da contratação do crédito habitacional. Deverá haver a realização da caução dos créditos disponíveis nas contas do FGTS por um prazo de 120 meses, ou seja, dez anos.
A autorização poderá ser feita diretamente pelo aplicativo FGTS, gratuito e que pode ser usado com a conta Gov.br.
De acordo com a Caixa, no processo de contratação, o banco informará a capacidade completa de pagamento para financiamento habitacional. Assim, fará a simulação com e sem a utilização do FGTS Futuro. Sendo feita a opção pelo uso do FGTS Futuro, os valores serão bloqueados na conta vinculada até a quitação total do saldo devedor.
[button color=”orange” size=”medium” link=”https://programassociaisbr.com.br/receita-federal-lanca-ferramenta-para-proteger-o-cpf” icon=”” target=”true”]Como Não Ser “Laranja” Proteja Seu CPF De Golpes e Fraudes, Veja Aqui[/button]
[button color=”green” size=”medium” link=”https://programassociaisbr.com.br/?s=beneficios-sociais” icon=”” target=”true”]Acompanhe Os Benefícios Sociais Para Você, Aqui[/button]
E se perder o emprego depois de ter contratado?
No caso de perda do emprego, o trabalhador ou trabalhadora poderá negociar a Caixa a forma de pagamento do FGTS Futuro. O pagamento poderá ser negociado usando recursos do Seguro Desemprego, por exemplo, dentre outras formas. Será possível até mesmo suspender o pagamento das prestações por até seis meses. Neste caso, o saldo devedor é recalculado.
Informações completas, no site da Caixa.
Meu Nome é Valdnir Fernandes – sou professor formado em Biologia e jornalista! Trabalho na Blogosfera para levar mais informações úteis para o visitante ilustre. Buscando levar informações importantes, isto é, o Programas Sociais BR é um site de Utilidade Pública !!