FGTS Digital É Disponibilizado Pelo Governo Federal

FGTS Digital Disponibilizado a partir de 1º de Março

A partir desta sexta-feira (01/03), entra em vigor a versão digital do FGTS (Fundo de Garantia do Tempo de Serviço). A Portaria nº 240, publicada no Diário Oficial da União, regulamenta a operação do novo sistema. Assim, o FGTS Digital promete trazer várias facilidades para trabalhadores e trabalhadoras no Brasil.

O FGTS Digital foi implementado após um período de testes de seis meses. Seu objetivo é o de facilitar e simplificar a vida dos empregadores, sobretudo. Antes, era comum se gastar muitas horas mensais para realizar o processo de recolhimento do FGTS. Agora, com o sistema digital, isso poderá ser feito quase que instantaneamente.

Milhões podem se beneficiar com o FGTS Digital

Há expectativa do Governo Federal de que cerca de 4,5 milhões de empregadores(as) usem o FGTS Digital. Assim, deverão usar a nova plataforma para gerir os dados de mais de 50 milhões de trabalhadores e trabalhadoras. O FGTS Digital deverá reduzir o tempo e a burocracia no recolhimento do fundo, gerando mais economia para as empresas e transparência do processo.

Estima-se que com o FGTS Digital os empregadores vão economizar 36 horas por mês em tempo gasto com rotinas para fazer o recolhimento do FGTS. O novo sistema proporciona redução de custos operacionais incorridos pelo fundo de aproximadamente R$144 milhões por ano”, comentou o ministro do Trabalho e Emprego, Luiz Marinho.

Como acessar a versão digital do FGTS?

Para acessar o FGTS Digital, basta entrar na plataforma pelo endereço — fgtsdigital.sistema.gov.br.

Uma vez lá, basta entrar com a conta Gov.br. Uma vez feito o login, já é possível utilizar todas as funcionalidades do FGTS Digital. Por isso, explicamos aqui as principais funcionalidades da plataforma.

Principais funcionalidades

A nova plataforma que permite acesso digital ao FGTS proporciona maior rapidez em todos os processos. Com efeito, há grande mudança disponível na plataforma que é a opção de se usar PIX para recolher o FGTS.

A adoção do PIX oferece muitas vantagens. Por exemplo, haverá a eliminação de pagamentos duplicados. Além disso, o sistema ajuda na prevenção contra o recolhimento de débitos já quitados. Outra particularidade é a impossibilidade de pagar guias vencidas. Isso sem contar a maior rapidez na arrecadação e depósito dos valores recolhidos.

Outro ponto positivo é que o FGTS Digital terá um sistema integrado. Isso porque serão utilizados os dados de remuneração do e-Social, que já trata os débitos de forma individual, como base de dados. Dessa maneira, será possível a geração de guias personalizadas e rápidas.

De acordo com o site do Ministério do Trabalho, a nova plataforma permite o “cálculo de indenizações compensatórias, obtenção de extratos detalhados por trabalhador ou resumos consolidados por empregador, além da possibilidade de solicitar estornos e parcelamentos“.

 

Programas Sociais BR
Pesquise Artigos