Saíram as datas de inscrições para participar do Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos – Encceja 2022. As informações foram divulgadas pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), na última sexta-feira (13).
Assim sendo, pessoas interessadas podem se inscrever no período de 24 de maio a 4 de junho. Nesta edição, a prova será aplicada no dia 28 de agosto para o ensino fundamental e médio. Haverá aplicação de provas em todos os estados e no Distrito Federal.
Veja o vídeo sobre este assunto pelo Canal Programas Sociais BR:
Durante o mesmo período, atendimentos especializados deverão ser solicitados. A participação é voluntária e gratuita. A Encceja é destinada a jovens e adultos(as) que não concluíram seus estudos na idade apropriada para cada etapa de ensino. Para fazer a prova, é necessário que tenham, no mínimo, 15 anos completos para o ensino fundamental. Já para o ensino médio, a idade mínima é de 18 anos completos.
Nessa segunda-feira, 16 de maio, o edital da Encceja 2022 foi divulgado no Diário Oficial da União (DOU). O Edital n.º 36, de 12 de maio de 2022, dispõe sobre diretrizes, procedimentos e prazos para a prova.
Confira aqui o edital completo da Encceja 2022.
Acompanhe a abertura das INSCRIÇÕES pela página: www.encceja.inep.gov.br/encceja/#!/inicial
Justificativa de ausência
Nesta edição, o Inep não exigirá justificativas de ausência dos candidatos e das candidatas inscritos(as) no Encceja. De acordo com o instituto, a não obrigatoriedade da justificativa se deve ao cenário de pandemia de covid-19 que envolveu a última edição do exame.
Além disso, a prova do Encceja 2022 será totalmente gratuita. Isso incluirá também candidatos e candidatas inscritos(as) ausentes na aplicação anterior.
Como é a prova?
A prova da Encceja é composta por questões de múltipla escolha e redação, adequadas aos respectivos níveis de ensino.
A prova existe desde 2002, obedecendo requisitos básicos, estabelecidos pela legislação em vigor, para o ensino fundamental e médio. Depois de feita a prova, acontece a emissão do certificado e da declaração de proficiência. Elas são de responsabilidade das secretarias de Educação e dos institutos federais de Educação, Ciência e Tecnologia que firmam termo de adesão.
A prova da Encceja avalia competências, habilidades e saberes adquiridos no processo escolar ou extraescolar de jovens e adultos. Entre outras finalidades, o exame visa obter dados para que gestores(as) possam avaliar questões relacionadas ao fluxo escolar, como a evasão de estudantes.
Dessa forma, o Encceja serve de baliza à implementação de procedimentos e políticas públicas educacionais. Visa melhorar indicadores da educação brasileira e possibilitar a pessoas que não puderam concluir seus estudos consigam sua titulação.
