Exame Do Encceja Inscrição Edital e Calendário Para 2024

Inscrições para participar do Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos – Encceja 2024 deverá seguir o cronograma no ano passado. O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), em breve deverá divulgar o cronograma.

Assim sendo, pessoas interessadas podem se inscrever de 29/Abril a 10/Maio/2024. Nesta edição, a prova será aplicada EM 25/Agosto para o ensino fundamental e médio. Haverá aplicação de provas em todos os estados e no Distrito Federal.

Veja o vídeo sobre este assunto pelo Canal Programas Sociais BR:

Durante o mesmo período, atendimentos especializados deverão ser solicitados. A participação é voluntária e gratuita. A Encceja é destinada a jovens e adultos(as) que não concluíram seus estudos na idade apropriada para cada etapa de ensino. Para fazer a prova, é necessário que tenham, no mínimo, 15 anos completos para o ensino fundamental. Já para o ensino médio, a idade mínima  é de 18 anos completos.

O edital da Encceja 2024 divulgado no Diário Oficial da União (DOU). O Edital dispõe sobre diretrizes, procedimentos e prazos para a prova.

Confira aqui o edital: www.gov.br/inep/pt-br/assuntos/noticias/encceja/publicado-edital-do-encceja-2024.

Acompanhe a abertura das INSCRIÇÕES em 2024 pela página: www.encceja.inep.gov.br/encceja/#!/inicial

Justificativa de Ausência

Nesta edição, volta a justificativa de ausência dos candidatos e das candidatas inscritos(as) no Encceja. Quem não justificar sua ausência no Encceja de 2023 poderá pagar uma taxa para se inscrever de novo:

  • Justificativa de ausência: 3 a 14 de abril;

  • Resultado da justificativa de ausência: 24 de abril;

  • Recurso da justificativa de ausência: 24 a 28 de abril;

  • Resultado do recurso da justificativa de ausência: 2 de maio;

Além disso, a prova do Encceja 2022 será totalmente gratuita. Isso incluirá também candidatos e candidatas inscritos(as) ausentes na aplicação anterior.

Como é a Prova?

A prova da Encceja é composta por questões de múltipla escolha e redação, adequadas aos respectivos níveis de ensino.

A prova existe desde 2002, obedecendo requisitos básicos, estabelecidos pela legislação em vigor, para o ensino fundamental e médio. Depois de feita a prova, acontece a emissão do certificado e da declaração de proficiência. Elas são de responsabilidade das secretarias de Educação e dos institutos federais de Educação, Ciência e Tecnologia que firmam termo de adesão.

A prova da Encceja avalia competências, habilidades e saberes adquiridos no processo escolar ou extraescolar de jovens e adultos. Entre outras finalidades, o exame visa obter dados para que gestores(as) possam avaliar questões relacionadas ao fluxo escolar, como a evasão de estudantes.

Dessa forma, o Encceja serve de baliza à implementação de procedimentos e políticas públicas educacionais. Visa melhorar indicadores da educação brasileira e possibilitar a pessoas que não puderam concluir seus estudos consigam sua titulação.

Programas Sociais BR
Pesquise Artigos

Leia Estes ...

Alfabetiza Piauí Tem Suas Inscrições Abertas

O programa Alfabetiza Piauí é uma iniciativa do governo estadual que visa acabar com o …

Arquiteto Gratuito Pelas Prefeituras

Serviços De Arquitetura Gratuito Pelas Prefeituras

Ao cidadão Brasileiro um lembrete: Serviços de Arquitetura Gratuito que as Prefeitura de todo o …

Serpro Abre Escola Virtual Com Vários Cursos Gratuitos

O Serpro — Serviço Federal de Processamento de Dados lançou uma escola virtual. Ela conta …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *