Disque Social 121 Como Funciona Novo Atendimento a Programas Sociais

O MDS (Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome) lançou o Disque Social 121. O anúncio foi feito na última segunda-feira (30/10). Trata-se de um novo serviço telefônico destinado para pessoas que estejam no SUAS (Sistema Único de Assistência Social) e/ou em programas sociais.

Agora, o Disque Social 121 será um novo mecanismo de atendimento para pessoas precisam de suporte e informações. Podem ser obtidos atendimentos relacionadas às questões sociais, serviços públicos e recursos disponíveis.

O atendimento da Ouvidoria passa a funcionar de segunda a sexta-feira, das  7h às 19h. Funcionará também nos fins de semana, quando for época de folha de pagamento do programa Bolsa Família. Além do número de telefone do Disque Social 121, no próximo dia 6 de novembro estará disponível o atendimento via WhatsApp.

Durante o anúncio, o ministro Wellington Dias explicou como funciona o serviço. “Alguém telefona para o Disque Social e quem atende coleta as informações, tem acesso à base de dados, identifica o problema e dá uma resposta rápida. O atendente explica o que está acontecendo, aconselha o cidadão ou a cidadã, fala o que se deve fazer, onde ir ou ligar para resolver o problema”.

Mais informações sobre o atendimento no Disque Social 121 podem ser obtidas aqui.

Disque Social 121 irá agilizar atendimento

O objetivo com o Disque Social 121 é agilizar o atendimento. De acordo com o MDS, entre janeiro e setembro de 2023, a Ouvidoria-Geral recebeu 41.310 ligações. Assim, o tempo médio de atendimento de janeiro a julho deste ano foi de 5,86 dias. Em agosto, com a intensificação do trabalho, o tempo médio foi reduzido para 4,34 dias. E, em setembro, foi alcançada a marca de dois dias úteis para resolver as demandas apresentadas. Agora, é possível diminuir ainda mais esse tempo de espera.

O serviço conta com cerca de 600 profissionais que farão diariamente o atendimento. Serão pessoas capacitadas para atendem os mais diversos tipos de demandas. De forma geral, estarão principalmente munidos(as) de informações sobre o programa Bolsa Família. O maior programa social do Brasil é, também, aquele que demanda mais atendimento e dúvidas.

Vários programas atendidos

Além de dúvidas sobre o Bolsa Família, também há questões sobre outros programas. Por exemplo, demandas que envolvem o CadÚnico (Cadastro Único de Programas Sociais do Governo Federal). Outros benefícios associados também terão atendimento. Assim, podem ser esclarecidos pontos sobre a isenção de taxa de concurso público, a Tarifa Social de Energia Elétrica, o BPC/Loas, além de programas municipais e estaduais que usam a mesma base de dados.

Segundo o MDS, as pessoas entram em contato para esclarecer dúvidas, verificar o cadastro e saber se podem usufruir dos benefícios.

 

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