Curso Gratuito Quer Formar Mais De 2 Mil Mulheres Em TI

A tecnologia da informação é, sem dúvida, a área com maior empregabilidade no Brasil. Apesar disso, ainda existe uma considerável falta de mão de obra capacitada no país nesse campo. Isso é motivo para que surjam diversas iniciativas buscando formar mão de obra nessa área, como já divulgamos várias aqui.

O mercado de tecnologia, como outros no Brasil, ainda é um tanto quanto excludente com alguns grupos. Por isso, alguns dos programas que buscam formar profissionais na área também buscam tornar a tecnologia da informação uma área mais inclusiva e diversa.

Mais de 70% dos cargos no setor de tecnologia da informação são ocupados por homens. Como dissemos, esse é um dos mercados mais crescentes do Brasil. Várias iniciativas entendem que se esse quadro não for diversificado, a predominância masculina no setor vão se aprofundar ainda mais.

Mulher estudando no computador
Reprodução: Elas na Tech

Como outros setores, na tecnologia as mulheres têm, no geral, remuneração menor que a dos homens. “Há uma enorme disparidade neste âmbito, talvez ainda maior do que em outros. Contudo, as mulheres têm uma escolaridade acima dos homens e, mesmo com esse diferencial, não são contratadas por empresas do ramo”, explica Brenda Santos, Diretora de Operações da JA Brasil.

Assim, buscando aumentar a participação feminina no setor de tecnologia, estão abertas as inscrições para o programa Elas na Tech.

Ao todo, serão 2.200 vagas para o curso gratuito e on-line. O objetivo do curso é o de formar mulheres para cargos de programação em TI. A iniciativa é fruto da parceria da JA Brasil com o Grupo CCR, por meio do Instituto CCR.

Como se inscrever?

As interessadas em se inscrever no programa Elas na Tech terão até 30 de abril para se inscreverem no site www.jabrasil.org.br/elasnatech23. Outro ponto, veja também as oportunidades dos cursos pela Microsoft AQUI.

Podem se inscrever mulheres de qualquer lugar do país, uma vez que o curso é online.

Como será o curso?

O curso oferece cinco horas de aula por semana. Nele, além do conteúdo técnico, haverá ajuda a desenvolver habilidades empreendedoras. A ideia é que as alunas possam se posicionar no mercado tecnológico.

O objetivo da CCR é desenvolver as mulheres, principalmente no universo da tecnologia. Com o Elas na Tech, queremos conciliar a diversidade e a inclusão, tudo isso conectado com o propósito de empregabilidade”, explica Renata Macedo, analista de Responsabilidade Social do Instituto CCR.

As informações completas do curso estão disponíveis no site das inscrições. Além disso, há um cronograma completo, além de depoimentos de alunas de edições anteriores.

Programas Sociais BR
Pesquise Artigos

Leia Estes ...

BPC Loas: o Que é e Como Fazer a Solicitação?

A Lei Orgânica da Assistência Social, ou LOAS, trata-se de um auxílio financeiro mensal da …

Acompanhe Inscrição Para CNH Social Emprego Na Pista SC

Em Santa Catarina, o Programa CNH Social Emprego Na Pista, cujo início das inscrições estava …

Concurso PMMG Edital e Inscrições Soldado e Oficiais

O Concurso PMMG 2024 abre as inscrições, sendo um dos concursos públicos mais procurados do …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *