Programa Descubra Contagem MG Jovem Aprendiz

Contagem MG Lança Programa De Incentivo a Jovens

Programa Descubra Contagem MG Jovem AprendizNo último dia 11/02, a Prefeitura de Contagem anunciou sua adesão do município ao Programa Descubra. Trata-se de iniciativa voltada ao incentivo e à promoção de acesso ao mercado de trabalho. É um programa voltado para jovens em vulnerabilidade social ou que cometeram atos infracionais. É mais um programa visando a integração social e educacional dessas pessoas.

O programa irá contar com apoio do Ministério Público de Minas Gerais e do Ministério do Trabalho, além de entidades de aprendizagem.

Advertisements

O programa teve início em 2018. Ali, quando integrantes da Rede de Promoção e Defesa dos Direitos de Crianças e Adolescentes de Belo Horizonte começaram as articulações. Para o surgimento do programa, alinharam-se gestores públicos, empresas, SENAI e SENAC.

O objetivo sempre foi ampliar as oportunidades de inclusão de adolescentes e jovens em condição de vulnerabilidade. O foco especial foi jovens em cumprimento ou egressos de medidas socioeducativas, em situação de acolhimento institucional ou resgatados de situação de trabalho infantil, com idades entre 14 e 21 anos. São realizados com esses jovens vários programas de aprendizagem e cursos de formação inicial e continuada (FIC) ou qualificação profissional.

Advertisements

Confira AQUI como fazer e participar: Programa Descubra.

Atuação

O programa oferece várias oportunidades a esses jovens. Há cursos de capacitação, oficinas, cursos profissionalizantes e vários outros. Além disso, existe acompanhamento socioeducacional dos jovens beneficiados pelo programa.

A secretária Municipal de Desenvolvimento Social, Trabalho e Segurança Alimentar, Viviane França, falou na ocasião do lançamento, sobre a importância do programa. Segundo ela: “A gente tem tentado caminhar com programas que, realmente, tragam a promoção, a qualificação das pessoas que mais sofrem com o desmantelamento social. O ‘Descubra’ vem para trazer o jovem e, não apenas inserí-lo no mercado de trabalho, mas acompanhá-lo para que, de fato, ele tenha ali, um reordenamento educacional, familiar e emocional, que ele encontre isso dentro do mercado de trabalho,” enfatizou.

Advertisements

Articulação de vários órgãos

O “Descubra” é interinstitucionalmente articulado e une esforços de órgãos federais, estaduais e municipais para a prática de incentivo à aprendizagem. Há parcerias com o Ministério Público, órgãos municipais das cidades que aderem ao programa, além de empresas e órgãos privados diversos.

Assim, a iniciativa é fruto de articulação de várias entidades e agentes privados e públicos.

Também participaram do encontro de adesão o subsecretário de Trabalho e Geração de Renda, Antônio Lambertucci; subsecretária de Assistência Social, Gláucia Lucas; a superintendente de Assistência Social, Michele Caldeira; além de diversos representantes de entidades de aprendizagem e equipamentos da assistência social e da segurança alimentar.

Advertisements
Programas Sociais BR

Leia Estes ...

Enem 2022

ENEM 2022 Isenção Da Taxa Edital 2022 e O Que Estudar Para a Prova

Saiba como ter uma ajuda nos estudos para o ENEM 2022 e agora em Março Edital …

Conheça o Programa Trabalho Sustentável Do Governo Federal

O Governo Federal lançou, nesta quinta-feira (05/05), um novo programa. Ele visa orientar trabalhadores(as) e …

Cartier Incentivo Social

Cartier Vai Eleger o Melhor Empreendedorismo Feminino No Mundo

A partir do dia 16 de maio, a Cartier começará a receber inscrições para seu …