Conheça o Programa Trabalho Sustentável Do Governo Federal

Programa Trabalho Sustentável Gov BRO Governo Federal lançou, nesta quinta-feira (05/05), um novo programa. Ele visa orientar trabalhadores(as) e empregadores(as) no cumprimento da legislação, regulamentos e normas de proteção. As orientações incluem segurança e saúde no ambiente de trabalho. Trata-se do Programa Trabalho Sustentável.

Esse novo programa busca, além disso, erradicar o trabalho infantil e o trabalho em condições análogas à escravidão. Também busca combater a discriminação e promover igualdade de oportunidades no emprego. O programa também visa promover a formalização de vínculos empregatícios.

Entre as ações previstas estão eventos presenciais e on-line. Juntamente com isso, haverá disponibilização de ferramentas tecnológicas e cartilhas com orientações para o público alvo. A ideia é disseminar os conceitos de conduta empresarial responsável.

Cronograma

Ao longo de 2022, o Programa Trabalho Sustentável vai promover uma série de eventos. Eles serão diferenciados e divididos para nove atividades econômicas: café, carvão, pecuária, cacau, carnaúba, cebola, castanha, açaí e sisal. São justamente essas, junto com atividades minerárias e outras primário-exportadoras, que concentram maior parte do trabalho análogo ao de escravo e infantil no Brasil.

O primeiro evento, voltado para o Manejo do Café, será no dia 10 de maio, das 10h às 12h. Ele poderá ser acompanhado pela internet, neste link.

Haverá ainda capacitações. Nelas, o programa vai promover cursos sobre discriminação no ambiente de trabalho e trabalho infantil. O curso de combate à discriminação no trabalho já foi lançado e pode ser acessado aqui.

Para trabalhadores(as) e empregadores(as) rurais, o programa vai detalhar a Norma Regulamentadora nº 31.  Além disso, no dia 13 de maio, será lançada uma cartilha com a atualização dos dados do radar sobre trabalho escravo.

Por fim, o Programa Trabalho Sustentável conta também com o lançamento de soluções tecnológicas para melhorar as condições de trabalho.

Mais informações sobre o programa

O Programa Trabalho Sustentável foi implementado pelo Ministério do Trabalho e Previdência. Ele conta com o apoio dos Ministérios da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos, da Cidadania. Além disso, conta com apoio da Organização Internacional do Trabalho (OIT) e do Ponto de Controle Nacional.

“Essa nova iniciativa do Ministério do Trabalho é mais um passo para nos colocar como país cada vez mais alinhado aos padrões de boas práticas internacionais. O programa lançado hoje vai totalmente ao encontro das recomendações feitas pela OCDE no estudo de revisão das nossas políticas de conduta empresarial responsável”, disse o subsecretário de Assuntos Estrangeiros do Ministério da Economia, Márcio Luiz de Freitas Naves de Lima, ao portal de notícias do Governo Federal.

Para saber mais sobre o programa, basta acessar este link: www.gov.br/trabalho-e-previdencia/pt-br/composicao/orgaos-especificos/secretaria-de-trabalho/inspecao/trabalho-sustentavel/pts

BOA SORTE!!

Programas Sociais BR Programas Sociais BR Stories
Pesquise Artigos

Leia Estes ...

Cursos Oportunidades Jovem Aprendiz No PROA Instituto

Instituto PROA Abre Vagas Em Cursos Em Vários Estados

O Instituto PROA atua com o intuito de preparar alunos e alunas de escolas públicas …

Google Bolsas De Estudos

Google Abre Inscrições Para Programa De Estágios

O Google abriu oportunidades nas inscrições para a nova edição do Programa de Estágio de …

Programa Casa Paulista SP

Casa Paulista Abre Novo Cadastramento Em 2024

Em São Paulo, a SDHU (Secretaria de Desenvolvimento Urbano e Habitação) abriu o Cadastro para …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *