Conheça o Programa Trabalho Sustentável Do Governo Federal

Programa Trabalho Sustentável Gov BRO Governo Federal lançou, nesta quinta-feira (05/05), um novo programa. Ele visa orientar trabalhadores(as) e empregadores(as) no cumprimento da legislação, regulamentos e normas de proteção. As orientações incluem segurança e saúde no ambiente de trabalho. Trata-se do Programa Trabalho Sustentável.

Esse novo programa busca, além disso, erradicar o trabalho infantil e o trabalho em condições análogas à escravidão. Também busca combater a discriminação e promover igualdade de oportunidades no emprego. O programa também visa promover a formalização de vínculos empregatícios.

Advertisements

Entre as ações previstas estão eventos presenciais e on-line. Juntamente com isso, haverá disponibilização de ferramentas tecnológicas e cartilhas com orientações para o público alvo. A ideia é disseminar os conceitos de conduta empresarial responsável.

Cronograma

Ao longo de 2022, o Programa Trabalho Sustentável vai promover uma série de eventos. Eles serão diferenciados e divididos para nove atividades econômicas: café, carvão, pecuária, cacau, carnaúba, cebola, castanha, açaí e sisal. São justamente essas, junto com atividades minerárias e outras primário-exportadoras, que concentram maior parte do trabalho análogo ao de escravo e infantil no Brasil.

Advertisements

O primeiro evento, voltado para o Manejo do Café, será no dia 10 de maio, das 10h às 12h. Ele poderá ser acompanhado pela internet, neste link.

Haverá ainda capacitações. Nelas, o programa vai promover cursos sobre discriminação no ambiente de trabalho e trabalho infantil. O curso de combate à discriminação no trabalho já foi lançado e pode ser acessado aqui.

Advertisements

Para trabalhadores(as) e empregadores(as) rurais, o programa vai detalhar a Norma Regulamentadora nº 31.  Além disso, no dia 13 de maio, será lançada uma cartilha com a atualização dos dados do radar sobre trabalho escravo.

Por fim, o Programa Trabalho Sustentável conta também com o lançamento de soluções tecnológicas para melhorar as condições de trabalho.

Mais informações sobre o programa

O Programa Trabalho Sustentável foi implementado pelo Ministério do Trabalho e Previdência. Ele conta com o apoio dos Ministérios da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos, da Cidadania. Além disso, conta com apoio da Organização Internacional do Trabalho (OIT) e do Ponto de Controle Nacional.

“Essa nova iniciativa do Ministério do Trabalho é mais um passo para nos colocar como país cada vez mais alinhado aos padrões de boas práticas internacionais. O programa lançado hoje vai totalmente ao encontro das recomendações feitas pela OCDE no estudo de revisão das nossas políticas de conduta empresarial responsável”, disse o subsecretário de Assuntos Estrangeiros do Ministério da Economia, Márcio Luiz de Freitas Naves de Lima, ao portal de notícias do Governo Federal.

Para saber mais sobre o programa, basta acessar este link: www.gov.br/trabalho-e-previdencia/pt-br/composicao/orgaos-especificos/secretaria-de-trabalho/inspecao/trabalho-sustentavel/pts

BOA SORTE!!

Advertisements
Programas Sociais BR

Leia Estes ...

Goiás Abre Inscrições Para Aluguel Social Em Mais Cidades

O programa Pra Ter Onde Morar, programa de Aluguel Social do estado de Goiás, está …

Bolsa Do Povo: Conheça Alguns Benefícios Do Programa

O Bolsa do Povo é um programa criado pelo Governo de São Paulo no ano …

Serviços Prefeitura BH PBH

Emprega BH Abre Inscrições Para Capacitação e Vagas De Emprego

As inscrições para os cursos do programa Emprega BH no Transporte e outras opções importantes …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *