O Programa Nossa Bolsa foi criado pelo governo do Espírito Santo como política pública estadual para financiamento estudantil. O programa foi instituído por Lei estadual nº 9.263/2009. Segundo o texto, o principal objetivo do Nossa Bolsa é a promoção, inclusão e desenvolvimento social e educacional por meio do conhecimento.
O programa beneficia quem estudou em instituições públicas de ensino de qualquer nível. Assim sendo, podem receber a bolsa tanto pessoas que passaram por escolas públicas, quanto por faculdades ou universidades desta forma.
Além de custeio para graduações, o Nossa Bolsa oferece também bolsas de mestrado e doutorado para as pessoas beneficiadas. São três tipos de bolsa oferecidas pelo programa:
- Graduação presencial e a distância com bolsas integrais (100%) e parciais (50%);
- Iniciação Científica, Tecnológica e Extensão por um período de até um ano;
- Mestrado por um período de até dois anos meses para concluintes do Programa Nossa Bolsa.
De acordo com o governo capixaba, para 2023, foram aproximadamente 1 mil bolsas.
Critérios para receber o Nossa Bolsa
O Nossa Bolsa atua para dispor de bolsas para alunos e alunas que querem fazer uma graduação em Instituições de Ensino Superior privadas do ES. Com efeito, é um programa que prioriza estudantes de baixa renda, e que tenham estudado em escolas públicas.
Para receber o Nossa Bolsa, é preciso cumprir os requisitos que seguem:
- Ter realizado o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) no ano do edital;
- Concluído o ensino médio da rede pública na condição de bolsista integral em ensino privado (no ES);
- Ter feito curso técnico em um dos Centros Estaduais de Educação Técnica (CEETs);
- Pessoas que terminaram o Ensino Médio e/ou Curso Técnico nas Escolas do Movimento de Educação Promocional do Espírito Santo;
- Pessoas que ainda não terminaram curso de graduação;
- Morar no Espírito Santo.
As modalidades de bolsa oferecidas pelo Nossa Bolsa são:
• Graduação presencial e a distância com bolsas integrais (100%) e parciais (50%), modalidade escolhida pelo candidato no ato de inscrição e limitada de acordo com renda familiar per capita.
• Iniciação Científica, Tecnológica e Extensão por um período de até 12 (doze) meses para os participantes do Programa em instituições com programas de pesquisa cadastrados.
• Mestrado por um período de até 24 (vinte e quatro) meses para concluintes do Programa Nossa Bolsa.
Como se inscrever no Nossa Bolsa
Cumpridos os requisitos acima, é possível fazer a inscrição no programa Nossa Bolsa. Para concorrer no edital desse ano, as inscrições devem ser feitas até o dia 23/03. As inscrições devem ser feitas via internet, no portal da FAPES (Fundação de Amparo a Pesquisa do Espírito Santo), no endereço www.fapes.es.gov.br/nossabolsa.
Elisangela Monteiro – Professora – Entusiasta da Blogosfera!!