Saque Social Oferecido Em Mensagens é Golpe

Circula nas redes sociais link falando sobre um chamado Saque Social, oferecido pelo Governo Federal. Prometendo transferência de dinheiro para quem fornecer informações, na verdade é um golpe. Aproveitando o fim do ano, criminosos abusam da boa fé das pessoas roubando informações. Saiba mais neste artigo.

Site falso

Não é verdade que o governo federal lançou site em função de distribuir um suposto Saque Social. Golpistas tem enviado um link dizendo que, base no CPF, inserido no site, qualquer pessoa consultar e sacar valores a receber. O site usa uma interface que imita a plataforma Gov.br.

As postagens tem circulado nas redes sociais e em grupos de aplicativos de mensagem. Nessas publicações, algumas vezes vêm com vídeos com depoimentos de pessoas que teriam conseguido sacar dinheiro. Dessa maneira, pessoas reais declaram ter sido beneficiadas apelo “saque social” do governo federal.

Cabe reafirmar: o saque social não existe. Os posts direcionam usuários para site falso que imita identidade visual do gov.br. Porém, o site está hospedado em outro endereço.

Golpe do Saque Social

O site do suposto saque social, como dissemos, é um golpe. Ele pede que os usuários forneçam seus CPFs a um chatbot. Este, por sua vez, faria consulta de valores a serem resgatados.  Dessa maneira, o chatbot pede que a pessoa confirme informações como nome, data de nascimento, nome da mãe e sexo. Além disso, pede que forneça seus dados para pagamento via Pix ou transferência bancária.

Contudo, para o resgate do suposto saque social, o site exige que os usuários realizem um pagamento de uma “tarifa transacional federal”. Basicamente, pede para que seja feito um pagamento para se obter o pagamento!

O site golpista explica que essa taxa seria  “necessária para resgatar os fundos esquecidos em sua conta bancária registrada”.

Depois disso, o usuário é direcionado para uma plataforma digital de pagamentos. Ela aceita cartões de crédito ou Pix. O site não tem qualquer vínculo com órgãos governamentais. Além disso, ao fornecer esses dados, eles ficarão nas mãos de criminosos, que podem usá-los de várias maneiras. Isso sem contar que é praticamente impossível reaver o dinheiro eventualmente pago nesse esquema.

Nota do Governo Federal

Em nota, o governo federal negou vínculo com o site, além de reafirmar que o saque social não existe. Nessa nota, o alertou sobre o golpe. “Além do pagamento indevido, as pessoas também acabam expondo seus dados”, diz. A nota pode ser lida aqui.

Golpe antigo

É muito comum que golpes apenas se atualizem de tempos em tempos.  No início de 2023, um site enganoso semelhante circulava. Ele dizia que os valores a serem recebidos seriam provenientes de saldo remanescente de antigas contas bancárias.

Enfim, o golpe usava informações do SVR (Sistema Valores a Receber) para aplicar golpes.

Programas Sociais BR Programas Sociais BR Stories
Pesquise Artigos

Leia Estes ...

Cursos Abertos Gratuitos Rio On

Plataforma Rio On Tem Inscrições Para Cursos Gratuitos

A Plataforma Rio On está com inscrições abertas para mais de 1.200 vagas em cursos …

Bolsas De Estudos Para Professores Pelo Governo Federal

Bolsas De Iniciação à Docência Serão Distribuídas Pelo Governo

O Governo Federal receberá inscrições para mais de 80 mil bolsas de iniciação à docência. …

Aprenda Mais Plataforma De Cursos Do MEC

Aprenda Mais Oferece Cursos Gratuitos De Idiomas

A plataforma Aprenda Mais, do MEC — Ministério da Educação, atua oferecendo vários cursos gratuitos …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *