Serviços Online Do Governo RS

Conheça o Portal RS Digital Do Governo Para Serviços Online

Serviços Online Do Governo RSDesde 2019, o governo gaúcho tem buscado unificar num único portal seus serviços 100%. Para tanto, foi criado o RS.GOV.BR. Os fundamentos, desafios e concepção da iniciativa encontram-se descritos no documento intitulado Estratégia Digital RS.GOV.BR. O documento pode ser acessado aqui.

A plataforma é a porta de entrada para os serviços que são oferecidos pelo governo do Estado. Atualmente, ela centraliza várias funcionalidades em um único endereço eletrônico. O nome, que faz alusão ao Rio Grande do Sul, remete a todo e qualquer canal governamental do RS.

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Abaixo, estão listados alguns serviços que podem ser encontrados no portal:

  • Consulta da Situação de Perícias em Veículos (do Instituto-Geral de Perícias)
  • Apresentação Virtual do Condutor (Detran RS)
  • Guia Eletrônica de Pagamento para a Retirada de Veículo em Depósito (Detran RS)
  • CRLV Digital (Detran RS)
  • Escola RS (Secretaria da Educação)
  • Chamar192 – Samu (Secretaria da Saúde)
  • Gestão de Sistemas Sociais (Secretaria de Trabalho e Assistência Social)
  • Alerta de Furto e Roubo (Secretaria da Segurança Pública)

O novo portal de SERVIÇOS ONLINE, acessar: rs.gov.br.

Foi elaborado pela Secretaria de Governança e Gestão Estratégica (SGGE). A iniciativa ainda contou com o apoio do Escritório de Desenvolvimento de Projetos (EDP) e Companhia de Processamento de Dados do Estado (Procergs).

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Veja o vídeo sobre este assunto no Canal do Programas Sociais BR:

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Portal Responsivo

Diferentemente das iniciativas até então feitas de digitalização de serviços, o rs.gov.br não é um aplicativo. Na verdade, trata-se de um portal responsivo. Dessa maneira, o serviço é adaptável a qualquer dispositivo com acesso À internet, como tablet, celular ou computador.

A ideia é que ele consiga disponibilizar toda uma carta de serviços digitais em um mesmo ambiente. Uma vez acessando o portal, o cidadão encontra em destaque uma barra de pesquisa. Nele, é possível observar as demandas mais acessadas e serviços em destaque, entre outras funcionalidades.

O ambiente é similar ao modelo do gov.br, portal do governo federal.

Metas

De acordo com o governo gaúcho, até o final de 2022,  a meta é disponibilizar todos os serviços do Poder Executivo de forma 100% digital. Com efeito, com o rs.gov.br, pouco mais de 50% deles já se encontra disponível aos usuários. Assim, grande parte dos serviços já pode ser encontrada de maneira rápida e online.

A digitalização dos serviços é considerada fundamental também pelo contexto do país, sobretudo no contexto da pandemia. Atualmente, no Brasil, a população é de 211 milhões de pessoas, e há 215 milhões de aparelhos de telefones celulares. Isso corresponde a 102% de celulares em relação à população. Além disso, cerca de 150 milhões de pessoas usam serviços de internet. Trata-se, assim, de uma maneira de democratizar o acesso a serviços do estado.

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