Conexão Jovem Programa Do Banco Do Brasil Para Qualificação

Programa Conexão Jovem Fundação BBO Banco do Brasil (BB) lançou o programa Conexão Jovem Mercado – Educação para o Futuro. Trata-se de uma nova ação estruturada da Fundação Banco do Brasil. Seus objetivos são os de promover a qualificação de estudantes de escolas públicas, entre 14 e 17 anos. Assim, esses/essas jovens terão por meio do programa o suporte para entrarem no mundo do trabalho.

O programa conta com o apoio do Ministério do Trabalho e Previdência. Além disso, é apoiado pela Fenabb (Federação Nacional das AABBs) e Sebrae (Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas). Algumas empresas também apoiam o programa, como a  Microsoft, a Alelo, além de Instituições Formadoras.

Assim sendo, os(as) jovens vão receber formações que visam o desenvolvimento de diversas competências. Trata-se de habilidades socioemocionais e cognitivas, por exemplo. Será parte da formação, ainda, a integração de tecnologias digitais no contexto pedagógico de ensino-aprendizagem. Por fim, a formação conta com a capacitação em técnicas básicas para a inserção no mercado.

Veja o vídeo sobre Capacitação do Conexão Jovem Banco do Brasil e acompanhe o Canal Programas Sociais BR e de seu Like e se inscreva para receber outras oportunidades:

Competências socioemocionais

Segundo o programa, desenvolver competências socioemocionais é fundamental para a redução das desigualdades. Considera-se que por meio delas é possível garantir a formação integral dos estudantes. Assim, é possível promover uma formação mais completa. Elas serão trabalhadas nos seguintes eixos formadores:

  • Amabilidade (empatia, respeito e confiança)
  • Abertura ao novo (curiosidade para aprender, imaginação criativa, interesse artístico)
  • Engajamento com os outros (iniciativa social, assertividade, entusiasmo)
  • Resiliência emocional (tolerância ao estresse e a frustração, autoconfiança)
  • Autogestão (foco, responsabilidade, organização, determinação e persistência)

Uma ação por região do Brasil

Serão desenvolvidas cinco ações-piloto da iniciativa “Conexão Jovem Mercado”. Elas serão feitas uma em região do país. Para isso, foram selecionadas instituições qualificadoras/formadoras com experiência na execução de programas de aprendizagem. A distribuição será da seguinte maneira:

  • Região Norte: cidade – Manaus (AM); instituição – ESPRO
  • Região Nordeste: cidade – Salvador (BA); instituição – AVSI
  • Região Sudeste: cidade – Belo Horizonte (MG); instituição – CEDUC-VR
  • Região Centro-Oeste: cidade – Brasília (DF); instituição – Casa Azul
  • Região Sul: cidade – Porto Alegre (RS); instituição – Acompar

O público-alvo da ação piloto, como dissemos acima, será de jovens de idade entre 14 e 17 anos. Ao todo, a ação contemplará 500 educandos e educandas. Esse grupo de adolescentes será dividido em turmas compostas por 25 alunos e alunas. Mais informações, aqui: www.fbb.org.br/pt-br/component/k2/conteudo/conexao-jovem-mercado.

As atividades acontecem quatro vezes por semana, três horas por dia. Como um todo, as atividades irão totalizar uma carga horária de 180 horas. Ao final do curso, será disponibilizado um certificado. Além disso, vai haver a inclusão de quem cumprir todo o programa no banco de talentos dos parceiros executores.

BONS ESTUDOS E BOA SORTE !!

Programas Sociais BR Programas Sociais BR Stories
Pesquise Artigos

Leia Estes ...

Enchente No Rio Grande Do Sul Liberado O FGTS

Governo Do RS Recria Auxílio Para Vítimas Das Chuvas

O governo do estado do Rio Grande do Sul detalhou, o Programa Volta Por Cima …

Não Seja Laranja Proteja Seu CPF

Receita Federal Lança Ferramenta Para Proteger o Seu CPF

Não Seja “Laranja” a Receita Federal criou uma ferramenta para proteger brasileiros e brasileiras das …

Programa Minas Forma

Programa Minas Forma Abre Vagas Em Cidades Mineiras

O Governo de Minas lançou nesta segunda-feira (20) o Programa Minas Forma. Trata-se de uma …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *