A Aeronáutica anunciou a abertura de um novo Concurso Público. Este certame contará com 242 para o curso de Formação de Sargentos. Ele acontecerá no município de Guaratinguetá-SP, em regime de internato. Com isso, quem obtiver a aprovação no concurso para as vagas de nível médio devem residir na cidade por, no mínimo, dois anos. Ao longo desse período, receberá todo o suporte.
As inscrições estão previstas para serem abertas ainda no mês de fevereiro de 2023.
As 242 vagas do concurso público da Aeronáutica de nível médio para o Curso de Formação de Sargento em sete especialidades. São elas:
- Eletricidade e Instrumentos;
- Material Bélico;
- Mecânico de Aeronaves;
- Suprimento;
- Equipamento de Voo;
- Estrutura e Pintura;
- Guarda e Segurança.
Com efeito, além do Ensino Médio completo, exige-se algum interesse nessas áreas como requisito para os cursos de formação. É importante ressaltar que o curso em questão é equivalente a um curso técnico pós-médio.
Outro requisito é ser brasileiro nato e não possuir filhos, nem ser casado ou estar em uma união estável. Estes últimos pré-requisitos são exigências da Lei 6.880, de 9 de dezembro de 1980.
Quem passar, durante os dois anos do curso, receberá:
- remuneração de acordo com valor fixo pela lei;
- alojamento garantido pela Aeronáutica;
- assistência médica e odontológica;
- alimentação.
Inscrições a partir de 23/02
As inscrições para o concurso da Aeronáutica serão feitas por procedimentos totalmente online. Assim, será necessário fazer preenchimento do Formulário de Solicitação de Inscrição (FSI).
Este formulário estará disponível no site da Escola de Especialidades da Aeronáutica (EEAR), durante o período de inscrições. As inscrições ainda não estão abertas. Elas acontecerão do dia 23/02/2023 até as 15 horas do dia 15 de março.
Além do preenchimento do formulário, haverá uma taxa de inscrição no valor de R$ 80,00. Cabe sublinhar que como determina a lei, é possível obter isenção da taxa de concursos públicos. Para tanto, é preciso ter cadastro no CadÚnico e fazer a solicitação de isenção de taxa conforme orientação do edital do certame.
Aqui explicamos por que é importante ter cadastro no CadÚnico mesmo não recebendo o Bolsa Família.
Processo de seleção
O processo de seleção contará com 5 etapas. A primeira delas será composta pela prova escrita, cujos detalhes constam no edital. Depois disso, haverá inspeção de saúde (INSPSAU), Teste de Avaliação de Condicionamento Físico (TACF), Exame de Aptidão Psicológica (EAP) e Validação Complementar.
Para conferir os detalhes relacionados à inscrição e às etapas de seleção, basta acessar o site www.ingresso.eear.aer.mil.br/.
Elisangela Monteiro – Professora – Entusiasta da Blogosfera!!