Conforme já falamos aqui, o Enem já divulgou seu cronograma do ano de 2023. O Exame Nacional do Ensino Médio, o Enem, é o principal meio de acesso ao ensino superior no Brasil. Atualmente, a nota obtida nele serve para seleção nas universidades públicas, além dos programas e fundos de financiamento para particulares. Diante disso, estudantes do Brasil todo já se preparam para o exame.
Com uma taxa obrigatória, o Enem tem sempre, todos os anos, um sistema de pedidos de isenção. O Inep (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira) divulgou as datas para pedidos de isenção esse ano. Os procedimentos para pedido de isenção da taxa do Enem devem ser feitos de 17 a 28 de abril, por meio da Página do Participante.
Em, 2022 o valor da taxa de inscrição foi no valor de R$ 85,00. Assim, diante da possibilidade de se abrirem os pedidos de isenção já em breve, é preciso se organizar.
Vale ressaltar que mesmo que tenha solicitado a isenção, o ou a estudante terá que fazer a inscrição no Enem 2023. Ou seja, garantir a isenção e fazer a inscrição são processos distintos. Portanto, é fundamental manter a atenção ao cronograma.
Quem tem direito à isenção
Segundo as regras do Enem, estipuladas pelo MEC (Ministério da Educação) tem direito à isenção da taxa de inscrição do Enem quem se enquadra nos seguintes requisitos:
- Quem tem renda igual ou inferior a um salário mínimo e meio, isto é, R$ 1.953,00 por pessoa da família;
- Que está cursando a última série do ensino médio em 2023 em escolas públicas;
- Quem tiver cursado o ensino médio integralmente em escola pública;
- Ter tido bolsa integral em escolas privadas;
- Quem tem inscrição ativa no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal (CadÚnico).
Como solicitar a isenção da taxa de inscrição do Enem?
Cumprido algum dos requisitos citados acima, será possível pedir a isenção da taxa do Enem. Assim, basta seguir os passos abaixo.
- Acessar a Página do Participante;
- Informar o CPF e a data de nascimento;
- Aceitar os termos;
- Preencher os dados pessoais e de escolaridade;
- Indicar se possui o Número de Identificação Social (NIS). Caso não saiba, é possível consultar no próprio sistema;
- Confirmar as informações preenchidas;
- Preencher um questionário socioeconômico;
- Informar um e-mail e celular para contato;
- Escolher uma senha, a mesma que será utilizada na inscrição no Enem;
- Confirmar as informações e concluir a solicitação.
Caso a solicitação seja negada, é possível entrar com um recurso no site do Enem. Assim que for aberto o processo de pedido de isenção, os prazos de recurso também serão divulgados.
Meu Nome é Valdnir Fernandes – sou professor formado em Biologia e jornalista! Trabalho na Blogosfera para levar mais informações úteis para o visitante ilustre. Buscando levar informações importantes, isto é, o Programas Sociais BR é um site de Utilidade Pública !!