CNH Social Gratuita Inscrição

CNH Gratuita Social Pelo Detran Brasília DF Inscrição

CNH Social Gratuita InscriçãoO Departamento de trânsito do Distrito Federal (Detran-DF) deu início ao processo de inscrição CNH Social para Carteira Nacional de Habilitação gratuita em 2021. Ao todo, a medida abrirá possibilidade de distribuição de 5 mil carteiras gratuitas. As pessoas que se interessarem deverão se inscrever, exclusivamente, acessando o Portal de Serviços do Detran-DF.

Para a CNH Social 2021 do Detran de Goiás entre aqui.

Das 5 mil CNHs gratuitas que serão disponibilizadas para todo o Distrito Federal, 3 mil serão na modalidade Estudante Habilitado e outras 2 mil na modalidade Cidadão Habilitado.

Advertisements

O programa reserva 20% das vagas para beneficiários de programas sociais da Secretaria de Desenvolvimento Social (Sedes) e outros 20% aos beneficiários de programas sociais assistidos pela Secretaria de Justiça e Cidadania (Sejus). Os outros 60% serão destinados aos beneficiários do Projeto Formação Profissional, assistidos pelo Detran.

Categoria Cidadão Habilitado

  • Saber ler e escrever;
  • Residir no DF há pelo menos 2 anos;
  • Não ter sofrido nenhuma penalidade decorrente de infrações de trânsito de natureza média, grave ou gravíssima, nos últimos 12 meses antes da inscrição;
  • Ter CPF e RG;
  • Ser maior de 18 anos;
  • Ter inscrição ativa no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal (CadÚnico).

Categoria Estudante Habilitado

  • É necessário residir no DF há pelo menos 2 anos;
  • Não ter sofrido penalidades decorrentes de infrações de trânsito de natureza média, grave ou gravíssima, no período correspondente aos 12 meses anteriores à inscrição no programa;
  • Ser penalmente imputável;
  • Não estar judicialmente impedido de possuir a CNH;
  • Ter CPF e RG;
  • Ter entre 18 e 25 anos;
  • Ter inscrição ativa no CadÚnico;
  • Ter inscrição no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) ou ter participado dele no ano anterior à inscrição no programa;
  • Estar cursando ou ter concluído os 3 anos do ensino médio em escola da rede pública de ensino ou como bolsista integral em instituições privadas, o que deve ser comprovado por certificado ou declaração emitida por instituição credenciada pelo Ministério da Educação (MEC).

Como se inscrever?

Para se inscrever, a pessoa deve acessar o portal  do Detran-DF: www.portal.detran.df.gov.br/, clicar em CNH Social e selecionar a modalidade desejada, que são estudante habilitado ou cidadão habilitado e, em seguida, inserir os dados solicitados de acordo com a modalidade.

Advertisements

Na segunda fase do processo, o Detran-DF disponibilizará junto à Sedes e à Sejus a lista dos candidatos com inscrição homologada para seleção e classificação. Depois de feita a homologação da seleção dos candidatos, as duas secretarias retornarão as listas. Nelas, será informado os candidatos classificados por modalidade, tipo de serviço, critério enquadrado, motivo da não seleção e outros que se fizerem necessários.

Veja todas as informações desta importante iniciativa social pelo Detran DF: www.detran.df.gov.br/detran-abre-inscricoes-para-habilitacao-social-nesta-segunda-feira-15/

Advertisements

Habilitação

Depois de feita a seleção, será divulgado por meio eletrônico a lista das pessoas que foram classificadas. Quem se classificou terá 15 dias de prazo para fazer sua matrícula online em curso voltado para obter habilitação. Depois disso, terá mais 15 dias para realizar a abertura do processo no Registro Nacional de Condutores (Renach)

Advertisements
Programas Sociais BR

Leia Estes ...

Veja Se Seu CPF Foi Usado Irregularmente

Veja Se Seu CPF Foi Usado Irregularmente Para Receber Auxílio

São bem noticiados pela imprensa muitos casos em que pessoas recebem o auxílio emergencial de …

Novo Cadastro Único o Que Mudou

O Que Mudou No Novo Sistema CadÚnico?

O CadÚnico é conhecido como o Cadastro Único de cada cidadão que garante o recebimento …

Comprovante de Vacinação

Boletim Da Fiocruz Recomenda Passaporte Da Vacina Em Todo o Brasil

A Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) divulgou, na última nesta sexta-feira (1º/10), um novo  Boletim do …