CNH Social Gratuita Inscrição

Em Goiás Detran GO Abre Vagas Para CNH Social

O governador de Goiás Ronaldo Caiado (DEM) anunciou na última segunda-feira (20/09) a abertura de 5.010 novas vagas para a 5ª etapa do programa CNH Social GO.  Além disso, o governador adiantou que outras 22.020 vagas serão abertas em 2022. A atual etapa terá inscrições abertas até o dia 18 de outubro. Todo o processo será feito no site do Detran-GO.

O anúncio foi feito na rede social do governador.

Advertisements

Desde o final de 2019, a CNH Social em Goiás já disponibilizou quase 10 mil vagas. Todas elas foram destinadas para habilitar condutores que se encaixam no critério do programa. Dentre os critérios, o programa beneficia pessoas em situação de vulnerabilidade social, além de estudantes da rede pública, pessoas com deficiência, dentre outros grupos.

O projeto oferece, além da primeira habilitação, adição ou mudança de categoria na carteira. O processo todo ocorre de maneira gratuita, em todas as etapas. No caso, o governo estadual, mediante o Detran, subsidia o processo de obtenção da CNH junto com uma rede conveniada de autoescolas e outras instituições envolvidas no processo de habilitação.

Advertisements

É importante, para receber a gratuidade na CNH, ter cadastro ativo no CadÚnico, que fornecerá a base de dados ao Detran e governo estadual para verificar a situação social do beneficiário.

Como se inscrever?

As pessoas que se interessarem em concorrer a uma das 5.010 vagas disponibilizadas nesta etapa da CNH Social em Goiás, devem realizar as inscrições até o dia 18 de outubro. As inscrições acontecem exclusivamente pelo site www.detran.go.gov.br.

Advertisements

Será possível se candidatar em apenas uma das modalidades do programa, de maneira que a mesma pessoa não possa receber ou concorrer a duas CNH Social concomitantemente. As modalidades se dividem em Estudantil, Urbana e Rural. Para se inscrever, é necessário atender os critérios estabelecidos em edital.  Um deles é ter Cadastro Único para os programas sociais do governo federal (CadÚnico) ativo.

Quem conseguir o benefício irá receber a isenção de taxas, como inclusão no Renach, Licença de Aprendizagem de Direção Veicular, agendamento de prova teórica, agendamento de exame prático, exame médico e psicológico. Atualmente, essas taxas tem sido impeditivas da população de baixa renda em obter a CNH.

Pessoas com deficiência

A pessoa com deficiência que for classificada dentro do número de vagas também se absterá de pagar pela junta médica. A junta médica, por lei, serve para comprovar o tipo de deficiência da pessoa, dentre outros aspectos importantes para a concessão da CNH e mesmo obtenção de um veículo adaptado.

O processo acontecerá por meio de parcerias com os Centros de Formação de Condutores (CFCs). Junto com eles, serão oferecidos o curso teórico de legislação de trânsito, as aulas práticas de direção e até três testes gratuitos.

Advertisements
Programas Sociais BR

Leia Estes ...

Programa Vem Ser Ação Esportiva

Ministério da Cidadania divulga o Programa Vem Ser!

O Governo Federal, por meio do Ministério da Cidadania, lançou o Programa Vem Ser!. Trata-se …

Auxílio Brasil: Como Confirmar Que Está Cadastrado?

Em 10 de agosto, o governo federal publicou no Diário Oficial da União a Medida Provisória …

Conecte SUS Vacinação e Hospitalização

Conecte SUS Cadastro Ou Certificado Da Vacinação Pelo SUS

Para aproveitar o máximo do SUS (Sistema Único de Saúde) é como é chamado o …