loader image
Categorias
Diversos Programas Pernambuco

Celpe Desconto Para Família De Baixa Renda Em Pernambuco

Tarifa Social Neoenergia PE

Já são cerca de 108 mil famílias que foram inseridas pela Companhia Energética de Pernambuco CELPE, empresa da Neoenergia, na Tarifa Social de Energia Elétrica (TSEE). A TSEE é um benefício que concede desconto de até 65% na conta de luz aos beneficiados. Trata-se de desconto voltado a famílias de baixa renda.

Para a classificação de famílias com baixa rende, a Celpe fez uma consulta ao Cadastro Único (CadÚnico), Programa Social do Governo Federal. Atualmente, a Celpe contabiliza mais de 1 milhão de famílias cadastradas no programa. Essa inserção, portanto, foi feita de forma automática pela empresa.

Assim sendo, a inserção de famílias de baixa renda realizada pela Celpe e demais distribuidoras da Neoenergia cruza informações dos contratos com os dados do CadÚnico. Esses dados são disponibilizados às concessionárias periodicamente pela Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel).

Dessa maneira, a Celpe conseguiu aumentar a sua base de clientes cadastrados na Tarifa Social em 12%. O programa, com efeito, ainda tem espaço para aumentar e poderá ser acessado por famílias ainda não beneficiadas.

Como se cadastrar?

Como dito acima, famílias que não foram cadastradas automaticamente poderão se inserir no programa. Para tanto, basta cessar o site, na plataforma do TSEE: servicos.celpe.com.br/Pages/Baixa-Renda/tarifa-social. No site, além do cadastro, há ainda algumas informações gerais e perguntas comuns a respeito do programa.

Anúncio

Há também a possibilidade de solicitar a inserção no TSEE pelo aplicativo Whatsapp. Para realizar a solicitação pelo WhatsApp da concessionária, o número é o (81) 3217-6990. Nesse caso, basta informar o número da conta contrato da Celpe e o NIS. Os dados serão confirmados no banco de dados do Governo Federal.

Depois disso, o prazo para o credenciamento no programa é de cinco dias úteis. O prazo começa a contar a partir do início do benefício na fatura seguinte.

Caso o CPF que aparece na conta de energia não seja o mesmo que o do representante da família no CadÚnico do Governo Federal, é necessário solicitar a inclusão na Tarifa Social para ter acesso ao programa.

O que é Tarifa Social de Energia Elétrica?

A tarifa social é um benefício criado pelo Governo Federal para as residências de famílias com baixa renda. Ele consiste na redução da tarifa de consumo de energia elétrica em até 65% e para indígenas e quilombolas em até 100%. Este benefício é regulamentado pela Lei 12.212, de 20 de janeiro de 2010.

Toda Unidade Consumidora Residencial com família inscrita no CadÚnico tem direito à TSEE. É necessário, para tanto, possuir o Número de Identificação Social – NIS, além de ter renda familiar mensal por pessoa menor ou igual a meio salário mínimo nacional, independentemente de possuir ou não o benefício do Bolsa Família.

Pessoas interessadas devem procurar a empresa distribuidora de energia elétrica de seu estado para fazer a solicitação.

Por Valdnir Fernandes

Meu Nome é Valdnir Fernandes - sou professor formado em Biologia e jornalista! Trabalho na Blogosfera para levar mais informações úteis para o visitante ilustre. Buscando levar informações importantes, isto é, o Programas Sociais BR é um site de Utilidade Pública !!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *