Os e-Sports são sucesso no mundo inteiro. Cada vez mais existem competições, com premiações altas e audiência crescente na tv e na internet. Além da diversão de quem conhece os e-Sports como diversão, há quem tenha interesse profissional neles. E não se trata apenas de jogadores, mas para atuar em diversos setores dessa área.
Pensando nisso, o Santander Universidades está com inscrições abertas para a terceira edição do Santander Gamer Pro. Este programa vai conceder 8 mil bolsas de estudo gratuitas. O objetivo é contribuir com o desenvolvimento dos e-Sports no país.
As inscrições no programa do Santander para as bolsas de estudo em e-Sports estão abertas, e seguem até o dia 15 de julho.
O programa foi lançado em 2022. Desde que foi lançado, teve mais de 60 mil inscritos.
Para concorrer a uma bolsa em e-Sports do Santander, basta ter mais que 16 anos. Além disso, é fortemente recomendado acompanhar o mundo dos jogos eletrônicos. Não é necessário estar cursando uma graduação ou ter conhecimento prévio dos jogos ofertados. Também não é precosp ser cliente Santander.
A ação é feita em parceria com o clube de esportes eletrônicos CNB E-Sports. Os jogos ofertados no curso são:
- League of Legends (LoL)
- Valorant
- Fortnite
Haverá ainda um módulo voltado para quem deseja se tornar streamer profissional.
Como se inscrever e concorrer a uma bolsa em e-Sports do Santander?
As inscrições para concorrer a uma bolsa em e-Sports oferecida pelo Santander devem ser feitas no site do Santander Academy — app.santanderopenacademy.com/pt-BR/program/santander-gamer-pro.
De acordo com o edital, das 8 mil bolsas, são reservadas 5% são para pessoas com deficiência. Além disso, 30% das bolsas são para mulheres, visando tornar este meio mais diverso e inclusivo. Nesse mesmo sentido, outras 40% para são para pessoas autodeclaradas pretas e pardas.
Os 25% restantes são para ampla concorrência.
Em 2023, houve um aumento das inscrições do público feminino em 10% com relação à edição do ano anterior.
Na edição atual, as vagas por trilha de conteúdo serão distribuídas conforme a demanda de inscrições. Elas serão aplicadas de forma online na plataforma da CNB.
Avaliação
A formação em e-Sports contará metodologia de avaliação em etapas. Ela irá selecionar seis candidatos ou candidatas que tiverem o maior índice de aproveitamento do programa. Essas pessoas vão receber uma extensão do curso por mais 45 dias.
Além da extensão, terão um apoio financeiro de R$ 2,4 mil para viver uma experiência imersiva atuando nos times de base da CNB.
O conteúdo também inclui encontros remotos com treinadores profissionais. O processo irá durar 12 semanas.
Mestre e doutor em História Social da Cultura — UFMG