Em Belo Horizonte, o Observatório Contábil do centro universitário UniBH está oferecendo atendimento gratuito. Ele é voltado para pessoas que precisam de ajuda na declaração do Imposto de Renda (IR). Trata-se de projeto que dá atendimento gratuito para quem precisa de orientação para preencher a declaração.
O Observatório Contábil é um projeto exclusivo dos alunos e alunas da graduação de Ciências Contábeis da UniBH. O atendimento, feito por discentes, conta com supervisão de docentes da faculdade.
Nessa ação, qualquer pessoa que quiser buscar auxílio para serviços sobre como declarar o Imposto de Renda da Pessoa Física será atendida. Mas há outros serviços, como sobre Tributação das Pessoas Jurídicas, Inscrição, Regularização e Baixa de Microempreendedores individuais, dentre outros.
“O projeto é uma experiência de troca entre a comunidade e os estudantes. O contribuinte entende melhor os processos burocráticos para se preparar para o próximo ano e os alunos têm a oportunidade de aprofundar os conhecimentos, aliando o aspecto prático da Contabilidade às teorias vistas em sala de aula”, conta o professor de contabilidade na UniBH Thiago Santos, que é coordenador do Observatório.
Para fazer o atendimento no Observatório de Contabilidade da UniBH, é preciso antes fazer um agendamento online. Basta acessar o formulário disponibilizado neste link para fazer o agendamento.
Restituição do IR 2023
A Receita Federal espera receber 39,5 milhões de declarações ao longo de 2023. Já falamos aqui sobre as informações divulgadas a respeito do imposto desse ano. Relembramos que é preciso fazer a declaração qualquer pessoa que, no ano passado, teve rendimentos tributáveis acima do limite de R$28.559,70. A entrega da declaração deve ser feita entre os dias 15 de março a 31 de maio.
Em 2023, terão prioridade no recebimento da restituição:
- pessoas idosas e/ou com deficiência;
- pessoas que fizerem a declaração usando o modelo pré-preenchido;
- quem indicar uma chave PIX do tipo CPF.
O modelo pré-preenchido, conforme explica a Receita Federal, puxa do sistema os dados da declaração do ano anterior. O documento está disponível desde o dia 15 de março.
Aplicativo
Segundo o economista e professor do curso de Gestão do UniBH, Fernando Sette Jr., é possível também usar aplicativos. Eles facilitam o recolhimento de documentações necessárias para a declaração. “Aqueles que têm contas em mais de um banco, devem ficar atentos ao colocar os informes de rendimento de todas as agências bancárias, além dos gastos com educação e com saúde. A pessoa que vai declarar pela primeira vez pode aproveitar e baixar o app, que já está disponível, pois o sistema é novo, e se adiantar de alguma forma”, explica.
Elisangela Monteiro – Professora – Entusiasta da Blogosfera!!
Pesquise Artigos