Auxílio Moradia Em São Paulo: Como Obter?

É possível obter Auxílio Moradia no Estado de São Paulo. Trata-se de um benefício atrelado ao Bolsa do Povo, criado como programa de mitigação dos efeitos da pandemia de covid-19 e mantido permanentemente.

Sob a gestão da Secretaria de Habitação de São Paulo, o Auxílio Moradia é um subsídio dos mais importantes. Ele serve para apoiar despesas com moradia, em caráter provisório. O auxílio é concedido às famílias que tenham sido removidas de suas residências involuntariamente.

Assim, pode ser concedido a famílias desapropriadas em razão de chuvas e/ou inundações. Isso pode ocorrer desde que o município de sua residência tenha decretado estado de emergência e/ou calamidade. Pode ser concedido auxílio moradia a quem sai de suas casas por ocasião de intervenções urbanas e/ou ambientais. No caso, elas devem ter sido realizadas pelo ou com a participação do Governo Estadual de São Paulo.

Se está em alguma situação como as descritas acima, veja como obter o Auxílio Moradia em São Paulo.

Como obter o Auxílio Moradia pelo Bolsa do Povo?

O Bolsa do Povo concede vários benefícios, entre eles o Auxílio Moradia. No caso desse benefício, estabelece critérios específicos para aquelas famílias que desejam usufruir dele. Assim, exige-se que a renda familiar da família solicitante não ultrapasse três salários mínimos. Além disso, é necessário que sua situação habitacional seja considerada precária.

São consideradas situações de vulnerabilidade para o Auxílio Moradia morar em áreas de risco ou insalubres, por exemplo. Também podem ser incluídas àquelas famílias que tenham um custo de aluguel muito alto para a sua renda familiar. Há outros critérios avaliados na concessão do benefício, que podem ser conferidos no site do Bolsa do Povo – Auxílio Moradia bolsadopovo.sp.gov.br/AuxilioMoradia.

Como obter o auxílio?

De acordo com informações do site do Bolsa do Povo, quem se enquadra nos requisitos pode fazer o pedido do auxílio pessoalmente ou pela internet. Será preciso apresentar os documentos pessoais, como RG e CPF. Além disso, será preciso mostrar comprovantes de renda e de residência. Também é necessário apresentar uma declaração de que necessita do auxílio.

Outros programas atrelados ao Bolsa do Povo

O Auxílio Moradia é importante, porém ele não é o único programa que consta no Bolsa do Povo. Há vários outros. São eles:

  • Bolsa Empreendedor
  • Bolsa Trabalho
  • VidAtiva
  • Ação Jovem
  • Via Rápida
  • Bolsa Talento Esportivo
  • Renda Cidadã
  • Prospera Família
  • Novotec Expresso

Como dissemos, o Bolsa do Povo surgiu como ação para enfrentar problemas da pandemia, mas se tornou um grande programa de combate à desigualdade social e pobreza. Cada um dos benefícios tem particularidades e é necessário checar regras e critérios de cada um.

Programas Sociais BR Programas Sociais BR Stories
Pesquise Artigos

Leia Estes ...

Programa Entrada Moradia é Lançado No Ceará

Ocorre nessa segunda-feira (27/05) o lançamento do programa Entrada Moradia. Trata-se de uma ação habitacional …

Harvard Disponibiliza Cursos Online Gratuitos Em Português

A Universidade de Harvard, nos Estados Unidos, é renomada instituição de ensino superior fundada em …

SESI SP Inscrições Abertas

SESI-SP Oferece Curso Gratuito De Programação e Robótica

Crianças e adolescentes com idades entre 8 e 15 anos podem se inscrever em cursos …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *