O Auxílio Gás do Governo Federal terá um terceiro pagamento em 2022 no decorrer do mês de abril. Cabe lembrar que o pagamento do benefício não ocorreu no mês de março. De acordo com as regras de sua criação, o valor é pago a cada dois meses.
Assim sendo, com pagamentos bimestrais, o auxílio criado para auxiliar a população de baixa renda na compra do botijão de 13kg. De acordo com as regras, terá duração até 2026. O governo anunciou esse programa no final de 2021, confirmando que terá duração pelo período de 5 anos.
No pagamento anterior, foram 5,58 milhões que receberam a ajuda. Já para o mês de abril, há uma expectativa do governo federal de que esse público cresça. Isso porque o governo pretende incrementar o programa mês a mês. Assim, até 2023, existe uma meta de colocar todos os beneficiários do Auxílio Brasil na lista de pessoas beneficiadas pelo Auxílio Gás.
Quem tiver direito receberá o Auxílio Gás por meio do aplicativo do Auxílio Brasil e do Caixa Tem. Os depósitos são feitos na mesma conta do programa social. O valor do Auxílio Gás será liberado em conta digital ou bancária. Cabe lembrar que ele equivale a metade do valor médio do gás de cozinha. Caso a família não tenha conta, será aberta, automaticamente, uma poupança social digital.
Calendário para o mês de abril
O pagamento do Auxílio Gás segue o calendário do Auxílio Brasil. Assim, o pagamento ocorre de acordo com o final do Número de Identificação Social (NIS) da pessoa beneficiada. Dessa maneira, ele fica assim:
- 14 de abril: número final do NIS 1
- 18 de abril: número final do NIS 2
- 19 de abril: número final do NIS 3
- 20 de abril: número final do NIS 4
- 22 de abril: número final do NIS 5
- 25 de abril: número final do NIS 6
- 26 de abril: número final do NIS 7
- 27 de abril: número final do NIS 8
- 28 de abril: número final do NIS 9
- 29 de abril: número final do NIS 0
Cabe relembrar que validade da parcela do benefício do Auxílio Gás é de 120 dias, contados da data em que for disponibilizado na conta digital. Quem não sacar, perde os valores, que voltam para o caixa da União.
Quem tem direito?
Atualmente, tem direito ao Auxílio Gás quem tem inscrição ativa e atualizada no CadÚnico, além de cumprir uma das condições abaixo:
- Ser de família com renda per capita de até meio salário mínimo (R$ 606);
- Ter na família algum membro que receba o BPC (idoso ou PcD).
Não há necessidade de fazer inscrição. Veja pela Caixa o assunto: www.caixa.gov.br/programas-sociais/Paginas/default.aspx.
Meu Nome é Valdnir Fernandes – sou professor formado em Biologia e jornalista! Trabalho na Blogosfera para levar mais informações úteis para o visitante ilustre. Buscando levar informações importantes, isto é, o Programas Sociais BR é um site de Utilidade Pública !!