A Alesc (Assembleia Legislativa de Santa Catarina) abriu uma grande oportunidade para jovens do Estado. Assim sendo, catarinenses com idades entre 16 a 24 anos, que tenham matrícula regular, poderão participar de um programa.
Trata-se da ação do programa Antonieta de Barros. Para participar, é necessário, além da idade supracitada, que:
- estejam frequentando o ensino médio, técnico, superior ou nos anos finais do ensino fundamental ou
- tenha matrícula regular e frequência em modalidade profissional da educação de jovens e adultos
- que tenham renda familiar de até 2,5 salários mínimos regional
Cumprindo esses requisitos, jovens catarinense estarão aptos e aptas para se inscreverem no processo seletivo do programa. Desde que foi implementado pela Alesc, essa política de ação afirmativa vem obtendo bastante sucesso.
Promovida pela Alesc desde 2004, o Programa Antonieta de Barros dá conta que, nestas duas décadas de história, já atendeu a mais de 600 jovens catarinenses.
Duas modalidades oferecidas no programa da Alesc
O programa Antonieta de Barros, desenvolvido pela Alesc, disponibilizou duas maneiras possíveis para a inscrição e participação no processo seletivo. As inscrições podem ser feitas de modo on-line, e já estão abertas desde a última segunda 12/08. Elas seguem até a próxima sexta-feira 23/08. Elas podem ser realizadas pelo endereço eletrônico www.cieesc.org.br.
Também existem possibilidades de inscrição na modalidade presencial. Nesse caso, as inscrições se iniciam na próxima segunda-feira, dia 19/08. Assim como na modalidade online, elas se encerram na sexta-feira, dia 23.
Para se inscrever de maneira presencial no Programa Antonieta de Barros, será preciso ir à sede administrativa da Alesc. Ela fica localizada na avenida Mauro Ramos, 300 – andar térreo, no centro da Capital do estado, Florianópolis.
Sobre o Programa Antonieta de Barros
O Programa Antonieta de Barros é uma iniciativa da Alesc, conforme dissemos acima. Trata-se de um programa que visa promover a inclusão social, dando oportunidades a jovens em vulnerabilidade socioeconômica. Na sua 20ª edição, o programa foi instituído pela Lei 13.075/2004.
Oficializado pela Alesc, o Programa Antonieta de Barros é fruto da articulação de movimentos sociais.
Como o programa Antonieta de Barros funciona?
Basicamente, como forma de inclusão social, o programa Antonieta de Barros oferece vagas de estágio remunerado. Elas permitem que estudantes em vulnerabilidade socioeconômica entrem em contato com o ambiente de trabalho. Além do valor ajudar na permanência nos estudos, o objetivo também visa promover o crescimento nas habilidades profissionais.
O programa da Alesc, assim, visa também combater as desigualdades sociais, tanto socioeconômicas, como raciais e de gênero.
O nome do programa vem a homenagear Antonieta de Barros. Nascida em Florianópolis em 1901, Antonieta de Barros foi a primeira deputada negra do Brasil, atuando como parlamentar nos anos 1930 e 1940.
Acompanhe Assuntos De Interesse Social Para Você
[button color=”orange” size=”medium” link=”https://programassociaisbr.com.br/receita-federal-lanca-ferramenta-para-proteger-o-cpf” icon=”” target=”true”]Como Não Ser “Laranja” Proteja Seu CPF De Golpes e Fraudes, Veja Aqui[/button]
[button color=”green” size=”medium” link=”https://programassociaisbr.com.br/?s=beneficios-sociais” icon=”” target=”true”]Acompanhe Os Benefícios Sociais Para Você, Aqui[/button]
Mestre e doutor em História Social da Cultura — UFMG