Acre Anuncia 5 Mil Vagas Para CNH Social 2024 Acompanhe

Foi anunciado que as inscrições deverão ter todos os anos do programa de CNH Social no estado do Acre. Nesse ano, o programa deverá ofertar cinco mil vagas para pessoas de baixa renda. Lançado pelo governo do Estado em 2022, o programa é executado pelo Departamento Estadual de Trânsito do Acre (Detran/AC).

No geral, o programa deverá oferecer gratuidade em todo o processo de primeira habilitação de motorista. Além disso, há outras opções como para adição e mudança de categoria para quem já é habilitado. O número de vagas nesse ano será o mesmo do ano passado, ou seja, serão contempladas 5 mil pessoas.

O CNH Social é direcionado a estudantes com idade entre 18 e 25 anos. O programa é voltado àquelas pessoas que cursaram e concluíram o ensino médio na rede pública de ensino. Também haverá bagas para moradores e moradoras das zonas urbana e rural. Uma exigência será ter inscrição no Cadastro Único dos Programas Sociais (CadÚnico) do governo federal.

O programa prevê ainda que haverá reserva de 5% das vagas para pessoas com deficiência (pcd). Entre as novidades para este ano está a disponibilização de mil vagas para mulheres vítimas de violência e em situação de vulnerabilidade. O anúncio foi feito pelo governador Gladson Cameli (PP) na agência de notícias do estado do Acre.

Acompanhe Oportunidades No Seu Estado, Acre

Edital Ou Portaria 415 e inscrições

O “Edital”/Portaria do Programa CNH Social AC 2024 foi publicado pioneiro, serviu de modelo para outros estados. Estamos bastante contentes, ano passado tivemos a marca de 30 mil inscritos para 2001 vagas, e todas as 2001 vagas foram preenchidas. Nós temos 60 dias para lançar o edital, e faremos nos mesmos moldes porque deu muito certo”, ressaltou.

As inscrições (nos dias 22/Abril a 21/Maio/2024 (este pela PORTARIADETRAN Nº 415, DE 17 DE ABRIL DE 2024) ou 03/Maio e irá até o dia 01/Junho/2024 (este pelo banner da instituição)) foram disponibilizados no site do Detran Acre, no endereço www.detran.ac.gov.br ou quando abrir a INSCRIÇÃO diretamente pela página: www.ac.getran.com.br/site/apps/hotsite-cnh-social-ac/#inscricao. Por aqui você terá como ler a Portaria desta Edição: www.agencia.ac.gov.br/wp-content/uploads/2024/04/PORTARIA-CNH-SOCIAL-2024.pdf.

Suspensão temporária ano passado

A edição de 2022 do programa foi suspensa temporariamente em janeiro. Isso aconteceu por conta de ajustes para o exercício financeiro de 2023. À época, a gestão do Detran-AC informou que o processo é normal, e não havia qualquer risco para a continuidade do programa. Tratava-se de procedimento necessário para entrega de documentos por parte das instituições participantes.

Cabe ressaltar que o programa, considerando o anúncio feito pelo governador, está garantido no estado do Acre até o ano de 2026.

Programas Sociais BR Programas Sociais BR Stories
Pesquise Artigos

Leia Estes ...

Programa Acredita crédito para melhorar a vida das pessoas

Programa Acredita é Lançado Pelo Governo Federal

O Governo Federal lançou em 22/04 o Programa Acredita, com o objetivo de gerar emprego …

Encceja/ reprodução

Encceja Acompanhe Calendário o Cronograma 2024

O MEC (Ministério da Educação) divulgou o calendário do Encceja (Exame Nacional para Certificação de …

Cursos Gratuitos Do STF Jurídicos e Língua Portuguesa

STF Oferece Vários Cursos Online Gratuitos

O STF (Supremo Tribunal Federal) lançou uma nova série de cursos online gratuitos. O lançamento …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *