Abertas Inscrições Para Curso De Mecanização Agrícola No MT

Mais de mil vagas disponíveis

No Mato Grosso, um curso de mecanização e operador de máquinas agrícola irá disponibilizar mais de 1,2 mil vagas. Elas serão abertas ao longo de 2023, em capacitação organizada pelo Sanar (Serviço Nacional de Aprendizagem Rural). No ano passado, foram abertos 1,3 mil vagas nesta modalidade.

Senar pretende realizar 1.260 cursos na área de mecanização agrícola, neste ano — Foto: TVCA
Senar pretende realizar 1.260 cursos na área de mecanização agrícola só em 2023 — Foto: TVCA/G1

O objetivo do curso é qualificar operadores(as) de máquinas agrícolas. Assim, gerará oportunidades para pessoas que trabalham com processos, máquinas e equipamentos de tecnologia. O foco do curso será no aprimoramento do agronegócio.

O curso engloba 27 conteúdos diferentes. As informações sobre os cursos podem ser encontradas aqui: www.ead.senarmt.org.br/course/index.php?category.

Empregabilidade

No ano passado, Mato Grosso registrou mais de 89 mil contratações no agro. Os dados são do Caged (Cadastro Geral de Empregados e Desempregados), do governo federal. O banco de dados federal também apontou que é durante o período de safra que as admissões aumentam. Os períodos de maior empregabilidade são sobretudo para trabalhar em lavouras de forma temporária.

Dessa maneira, programas como esse servem para geração de emprego e renda.

Importância do curso

O instrutor do Senar, Dimitry Bulaty, falou sobre a importância do curso de capacitação ao site G1. Segundo ele, cursos como esse são fundamentais para aquelas e aqueles que querem desenvolver atividades dentro do campo.

“Agora que vai entrar o período da entressafra, é a hora que os alunos vão começar a ter os treinamentos com os operadores das fazendas, momento em que entramos com os cursos do Senar. Iremos passar essa capacitação para que quando comece a safra, eles já estejam aptos a estarem trabalhando na área”, explicou.

O Mato Grosso concentra diversas oportunidades no agronegócio. Por conta disso, existe uma demanda constante por busca por especialização.

“Estava morando fora do país, onde eu estudava engenharia civil, uma área totalmente diferente. Retornei a Sinop e vi que aquilo não era algo que eu queria. Vim a convite de um amigo que me chamou para fazer um teste em uma fazenda, com máquinas. Vou ficar 30 dias só estudando e fazendo curso para eu me qualificar e poder retornar a fazenda”, disse ao G1 Paulo Henrique Soares, que veio de Portugal para fazer o curso.

Como se inscrever?

Para fazer o curso, é preciso ter mais de 18 anos e ser alfabetizado(a). Basta procurar o sindicato de sua região e buscar por informações sobre o curso oferecido. Mais informações podem ser encontradas diretamente no site da Senar, aqui: sistemafamato.org.br/senarmt/course/qualificacao-operador-de-maquinas-agricolas/#modulos.

BOA SORTE NOS ESTUDOS !!

 

Programas Sociais BR Programas Sociais BR Stories
Pesquise Artigos

Leia Estes ...

Cursos Do Instituto Federal

Instituto Federal Baiano Abre Novos Cursos Gratuitos

O Instituto Federal Baiano sem oferece diversas vagas em cursos profissionalizantes gratuitos. Esses Cursos Técnicos …

SESI SP Inscrições Abertas

SESI-SP Oferece Curso Gratuito De Programação e Robótica

Crianças e adolescentes com idades entre 8 e 15 anos podem se inscrever em cursos …

Liceu de Ofícios/ Créditos: Guia de Curitiba

Liceu De Ofícios De Curitiba Abre Milhares De Vagas Em Cursos

O programa Liceu de Ofícios e Inovação, da FAS —Fundação de Ação Social, abriu inscrições …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *