Estudantes da rede pública que estejam cursando ensino médio e com idades entre 15 e 18 anos já podem se inscrever no programa Jovens Embaixadores 2024. O programa é promovido pela Embaixada e Consulado dos EUA no Brasil, sendo implementado pelo Grupo Mais Unidos. Ele é desenvolvido em parceria com a Seduc (Secretaria de Estado de Educação) e CCBEU (Centro Cultural Brasil-Estados Unidos).
Na edição desse ano, o programa oferece 50 vagas para um intercâmbio de duas semanas nos EUA. Ele ocorrerá do dia 19 de janeiro a 3 de fevereiro de 2024.
As inscrições seguem abertas até o dia 13 de agosto, e podem ser feitas no endereço do projeto, no jovensembaixadores.org.br/.
Estudantes passarão por processo seletivo
Os estudantes que se inscreverem passarão pelo processo seletivo do programa Jovens Embaixadores. Ele consiste em nove etapas, sendo a inscrição no site oficial e seu deferimento uma delas. Uma das etapas consiste em avaliação escrita, que será em inglês e online.
A iniciativa é voltada para jovens da rede pública de ensino. São procurados perfis como espírito empreendedor entre jovens que, por meio de projetos e ações criativas e inovadoras, possam gerar mudanças sociais. A ideia é formar jovens que tomem iniciativas, sejam elas pequenas ou grandes, que promovam benefícios e ajudam a promover o bem-estar social.
Sobre o programa
O Programa Jovens Embaixadores (YEP) é um programa de intercâmbio cultural de curta duração. Ele oferece a estudantes do ensino médio de escolas do Brasil a oportunidade de conhecer os Estados Unidos. Nele, podem aprender sobre a cultura e o sistema educacional estadunidenses.
O programa dura cerca de duas a três semanas. Nele, participantes têm a oportunidade de visitar diferentes cidades dos EUA. Além disso, participam de atividades culturais e educacionais, podendo interagir com pessoas de diferentes origens.
O YEP é um programa competitivo e, para participar dele, estudantes precisam passar de processos seletivos com base em seus resultados acadêmicos. São observadas ainda suas habilidades de liderança, e seu interesse pela cultura e o sistema educacional estadunidenses. O programa é gratuito para os participantes. Além disso, são cobertos todos os custos de viagem, hospedagem, alimentação e atividades. Todos os custos são pagos pelo Departamento de Estado dos Estados Unidos.
A iniciativa já envolveu 798 jovens do Brasil, de vários estados. Aqui estão alguns dos benefícios de participar do YEP:
- Aprenda sobre diferentes culturas e faça novos amigos
- Desenvolva suas habilidades de liderança
- Conheça os Estados Unidos e aprenda sobre o sistema educacional americano
- Conquiste novas experiências e aumente sua bagagem cultural
- Melhore seu inglês
- Amplie suas oportunidades de emprego e estudo no futuro
Meu Nome é Valdnir Fernandes – sou professor formado em Biologia e jornalista! Trabalho na Blogosfera para levar mais informações úteis para o visitante ilustre. Buscando levar informações importantes, isto é, o Programas Sociais BR é um site de Utilidade Pública !!