O Governo de Goiás, por meio da Secretaria de Estado de Ciência, Tecnologia e Inovação (Secti) e o programa Sukatech, está com 150 vagas abertas para os cursos gratuitos em tecnologia. O curso abrange Informática Básica, Montagem e Manutenção de Computadores e Robótica.
As inscrições podem ser realizadas até sexta-feira, 05/05.
Há várias opções para se inscrever. Uma delas é no site da Secti, pelo endereço www.inovacao.go.gov.br/ciencia-tecnologia-e-inovacao/programas-sukatech.html.
Outra opção é pelo WhatsApp, pelo número 62 4141-9800. Além disso, é possível se inscrever presencialmente, na sede do Sukatech, no Bairro Floresta, Região Norte de Goiânia.
Para se inscrever, é preciso cumprir alguns requisitos simples. São eles ser alfabetizado(a) e ter mais de 12 anos.
Com efeito, serão oferecidas 60 vagas para o curso de Informática Básica e outras 60 para o curso de Montagem e Manutenção de Computadores. As vagas serão distribuídas igualmente entre os turnos matutino, vespertino e noturno.
Já para o curso de Robótica, estão sendo oferecidas 10 vagas em cada turno. Os horários são das 8h30 às 11h30; das 14h às 17h; ou das 18h30 às 21h30.
Como será o curso?
As aulas são presenciais e começam já na próxima segunda-feira, 08/05. Elas irão ser ministradas na sede do Sukatech. A carga horária é de 60 horas para Informática Básica e Montagem e Manutenção de Computadores. Por sua vez, será de 120 horas para o curso de Robótica.
Todos os alunos e alunas que finalizarem a grade receberão certificado de conclusão. A tecnologia é a área que mais emprega no Brasil. Apesar da alta demanda por profissionais nessa área, existe um déficit de formação nela. Assim, iniciativas diversas são promovidas no país visando formar novos quadros para atuar no setor.
Sobre o programa Sukatech, do governo de Goiás
O Sukatech é um programa do Governo de Goiás, por meio do Goiás Social. É gerido pela Secti, em parceria com a Organização da Sociedade Civil (OSC) Programando o Futuro. Ela tem em sua concepção ações que aliam sustentabilidade e desenvolvimento social.
Por meio do Sukatech, o governo estadual mantém um Centro de Recondicionamento de Computadores (CRC). Ele recebe resíduos eletrônicos e realiza a reciclagem e o recondicionamento. Além de ações de formação, atua contribuindo com a preservação do meio ambiente.
Ao longo dos cursos de informática básica, manutenção de computadores e robótica oferecidos pelo Sukatech, alunas e alunos aprendem utilizando os resíduos eletroeletrônicos. A ideia é uma formação focada na prática. Os eletrônicos recondicionados são doados a entidades filantrópicas ou públicas.
Elisangela Monteiro – Professora – Entusiasta da Blogosfera!!