loader image
Categorias
Acre Alagoas Amapá Amazonas Bahia Ceará Distrito Federal Diversos Programas Espírito Santo Goiás Maranhão Mato Grosso Mato Grosso do Sul Minas Gerais Pará Paraíba Paraná Pernambuco Piauí Rio de Janeiro Rio Grande do Norte Rio Grande do Sul Rondônia Roraima Santa Catarina São Paulo Sergipe Tocantins

Transporte Gratuito Para Desempregados(as) Pode Virar Lei

O Projeto de Lei (PL) nº4489/21, foi criado pelo deputado federal Elias Vaz (PSB-GO) e visa garantir transporte gratuito a quem não tem emprego. Ele institui o Programa Vale Transporte Social. A ideia desse programa é a de assegurar transporte gratuito à população de baixa renda e aos desempregados(as) de todo o país.

Atualmente, o texto está em análise na Câmara dos Deputados.

Estima-se que trabalhadoras e trabalhadores do Brasil gastem até 6% do salário mensal com transporte. Isso considerando o chamado vale-transporte concedido em empregos formais. A situação pode ser ainda pior quando não se tem esse benefício, como no caso de informais e pessoas sem emprego algum.

Distância até o Move e metrô prejudica adesão de belo-horizontinos ao transporte  público
Créditos: Mobilize Brasil

Assim sendo, o Vale Transporte Social complementar ou até mesmo cobrir os gastos mensais com transporte dessa população. Dessa maneira, a ida ao serviço e na volta para casa de trabalhadoras e trabalhadores poderia ficar menos onerosa.

No caso de esse PL relacionado ao transporte gratuito for aprovado, o trabalhador ou trabalhadora poderá ter garantido pelo menos 44 viagens municipais. A gestão e distribuição do benefício, segundo o texto, deverá ficar a cargo das prefeituras. Nesse caso, cada realidade local, como deslocamentos entre municípios próximos ou dentro de regiões metropolitanas deverá ser considerado.

Quem poderá receber o Vale Transporte Social, segundo o PL

De acordo com o texto do PL 4489/21, cidadãs e cidadãos de baixa renda e pessoas desempregadas poderão solicitar o Vale Transporte Social.

Anúncio

No caso de pessoas desempregadas, o critério será o de não possuir vínculo empregatício relacionado ao Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged). Além disso, o cidadão ou cidadã deverá ter um registro ativo no Cadastro Único Para Programas sociais do Governo Federal, o CadÚnico.

Transporte público de Brasília passa por avaliação da FGV | Flickr
Créditos: Flick

Dessa maneira, assegurar o transporte público gratuito passaria necessariamente por esses dois critérios. Um relacionado às condições socioeconômicas e outro ao acesso a empregos formais. O projeto, agora, segue para ser analisado e pode posteriormente ser aprovado.

Como vai a tramitação do PL 4489/21, que institui o Programa Vale Transporte Social?

Atualmente, o projeto que institui o Vale Transporte Social se encontra em avaliação na Câmara dos Deputados. Para ser mais exato, encontra-se na Comissão de Seguridade Social e Família. Ele recebeu parecer favorável à sua aprovação da deputada Lídice da Mata (PSB-BA). Agora, segue para mais três comissões antes de poder ser analisado e votado em plenário.

Ainda não existe previsão para a aprovação. Porém, caso haja a aprovação, o benefício estará disponível rapidamente. Isso porque ele deve ser gerido pela Caixa Econômica Federal (CEF) tal como benefícios como o Bolsa Família.

Por Valdnir Fernandes

Meu Nome é Valdnir Fernandes - sou professor formado em Biologia e jornalista! Trabalho na Blogosfera para levar mais informações úteis para o visitante ilustre. Buscando levar informações importantes, isto é, o Programas Sociais BR é um site de Utilidade Pública !!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *