No início de 2022, o Banco Central (BC) divulgou que há bilhões de reais “esquecidos” por brasileiros e brasileiras nos bancos. Isso ocorre em virtude do hábito que as pessoas têm, por diversos motivos, de terem contas em instituições diferentes. Muitas vezes no fechamento de alguma ou na sua inatividade, alguns valores permanecem nessas contas por tempo indefinido.
Para haver um canal para que pessoas físicas e jurídicas consultem esses valores, o BC criou o Registrato. Por meio dele, brasileiros e brasileiras podem conferir se tem valores retidos em alguma instituição, qual instituição é essa e qual o valor.
Mas há mais informações ainda disponíveis no serviço. Isso porque o Registrato é um sistema que armazena e permite a consulta de dados financeiros da cidadã e cidadão, além de pessoas jurídicas. Informações como a de empréstimos ou chaves de PIX registradas no seu nome, por exemplo, podem ser obtidas.
Além disso, o Registrato é um ótimo mecanismo para verificar se não há indícios de fraude com seu CPF. Por exemplo, é possível por meio do sistema procurar sinais de uso indevido dele para operações que envolvem registros no sistema financeiro.
A plataforma oferece um histórico financeiro bastante detalhado. É comum empresas usarem a plataforma para checarem a situação de uma pessoa antes de oferecerem um cartão, por exemplo.
Assim, é importante aprender a usar o Registrato. Para tanto, é necessário criar um cadastro.
Como acessar o Registrato?
O uso do Registrato é por meio da plataforma Gov.br. Qualquer pessoa pode fazer o registro na plataforma gratuitamente. Para criar o cadastro, siga os passos abaixo:
- Entre no site ou baixe o aplicativo gov.br, disponível para Android ou iOS;
- Informe o seu CPF e clique em “Continuar”;
- Leia, aceite os termos e clique em “Continuar”;
- Indique os bancos para criar a conta ou clique em “Tentar de outra forma”, caso você não possua conta em banco ou não queira utilizá-la;
- Informe os dados solicitados pelo sistema e clique em “Confirmar”;
- Verifique se as informações foram repassadas corretamente;
- Um código será enviado pelo e-mail ou pelo celular. Ao recebe-lo, coloque no lugar indicado;
- Em seguida, crie uma senha que atenda os critérios exigidos;
- Finalmente, acesse a sua conta com seu login e senha recém-criados.
Entrando no Registrato
Feito o cadastro no gov.br, é possível acessar o Registrato. O endereço é o https://registrato.bcb.gov.br/registrato/login/.
Uma vez cadastrado, é possível navegar pelo site e checar seu histórico financeiro.
Elisangela Monteiro – Professora – Entusiasta da Blogosfera!!