A Universidade de Strathclyde, localizada em Glasgow, na Escócia, tem inscrições para bolsas de estudo abertas. Elas se referem a seu auxílio financeiro voltado para alunos e alunas internacionais. Ou seja, elas podem ser concorridas por pessoas interessadas de todo o Brasil.
As bolsas de estudos são oferecidas por meio de dois fundos:
- O Lady Eileen McDonald, para alunos e alunas de países da União Europeia
- O fundo geral para alunos internacionais. Este, no caso, é o acessível a alunos e alunas do Brasil.
O auxílio estudantil é na modalidade full-ride. Isso quer dizer que ele vai fornecer ajuda financeira para os custos de vida, de viagens e dos estudos. Além disso, contempla o apoio para todos os materiais acadêmicos necessários.
O valor da bolsa varia entre £ 300 e £ 500 mensais (equivalente a cerca de R$ 1.928 a R$ 3.214, na cotação atual). Ela irá variar dependendo da necessidade socioeconômica de cada estudante. A instituição afirma que o número de bolsas também não é pré-determinado. Assim, o número de bolsas vai ser definido de acordo com a demanda de cada processo seletivo.
Quem pode ser um bolsista? Requisitos e público alvo
As bolsas de estudos da Universidade de Strathclyde são destinadas especialmente aos alunos e alunas de fora do Reino Unido. Também são levadas em conta questões socioeconômicas. Cabe reforçar que esse programa é voltado a quem já tem matrícula na instituição.
Os requisitos para obtê-las são:
- Comprovar necessidade financeira;
- Demonstrar que a bolsa de estudos fará uma contribuição significativa para a continuidade dos estudos;
- Ser aluno ou aluna internacional ou pertencentes à União Europeia com matrícula na graduação ou pós-graduação da universidade.
De acordo com a instituição, a bolsa será oferecida apenas por um período pré determinado.
Como se inscrever?
De forma geral, estudantes do Brasil precisam do visto de estudante e de comprovantes de proficiência em língua inglesa. Além disso, é exigido comprovante escolaridade, como diploma e histórico acadêmico. Os níveis mínimos exigidos são:
- Graduação: ensino médio completo, com a média de, pelo menos, 8,0 no total no último ano. Dessa forma, o ou a estudante será considerado(a) para o foundation year (uma espécie de “ano de preparação” para a graduação no Reino Unido);
- Pós-graduação: normalmente, os diplomas brasileiros de bacharelado ou licenciatura já são considerados equivalentes ao diploma de bacharel do Reino Unido. Assim, além do diploma, pede-se uma pontuação geral de 7,5 em ou 75 em 100 no histórico acadêmico como diferencial.
Quanto ao domínio do idioma, será necessário a nota mínima de 6,0 no IELTS. Contudo, a exigência pode variar de conforme o curso de interesse.
Quem não for estudante da Universidade de Strathclyde ainda pode fazer sua inscrição para a graduação. O processo seletivo voltado para alunos estrangeiros que perderam o prazo do UCAS está aberto, para preencher vagas remanescentes. O processo é feito pela internet, no site https://www.strath.ac.uk/studywithus/clearing/international/.
Já para a pós-graduação, a inscrição é feita diretamente com a universidade, no endereço https://www.strath.ac.uk/studywithus/postgraduatetaught/januaryintake/.
Uma vez ingressando na universidade, ou ou a estudante tem até o dia 1º de janeiro de 2023 para fazer a aplicação para o auxílio financeiro.
Elisangela Monteiro – Professora – Entusiasta da Blogosfera!!