Estão abertas as inscrições para um novo curso gratuito com conteúdos voltados para o mercado de trabalho. Trata-se de capacitação gratuita oferecida pelo Instituto Coca-Cola Brasil (ICCB). O público alvo é formado por jovens que tenham entre 16 e 25 anos de idade.
As aulas abrangem construção de currículo, além de comportamentos durante entrevistas de emprego. Haverá ainda conteúdos sobre planejamento de carreira, dentre vários tópicos. O curso será totalmente on-line. As pessoas que se inscreverem têm acesso aos vídeos por meio do aplicativo WhatsApp. Será por meio do aplicativo de mensagens mais popular do Brasil que os conteúdos serão compartilhados.
As inscrições permanecerão abertas até o preenchimento de todas as vagas. Podem se inscrever estudantes com idades entre 16 e 25 anos que moram em comunidades urbanas de baixa renda. Ainda é exigido que as pessoas que quiserem se inscrever já concluíram ou estejam cursando o Ensino Médio.
O conteúdo será dividido em 11 videoaulas curtas e objetivas. Como dito, as temáticas serão totalmente focadas em temas do mundo do trabalho. As pessoas participantes terão até 4 semanas para assistir às videoaulas. Nesse mesmo período terão de fazer as atividades práticas que serão propostas, necessárias para haver a certificação.
Ao final do curso, poderão receber um certificado de conclusão. Com ele em mãos, será possível cadastrar nas comunidades de vagas do programa. Assim, depois do curso, é possível concorrer a vagas de emprego diversas.
Como se inscrever?
Para se inscrever, basta preencher o formulário disponível neste link.
Como dito acima, as inscrições, voltadas a estudantes de Ensino Médio e a quem já concluiu esse nível com 16 a 25 anos, seguem até completarem as vagas. Cabe lembrar também que é importante se manter atualizado(a) no site do ICCB. Nele, existem constantes ofertas de capacitações gratuitas. A grade é sempre bastante dinâmica e o instituto sempre participa de parcerias.
Sobre o programa
A iniciativa faz parte da Plataforma Coletivo Jovem. Esse programa tem como foco a empregabilidade de cidadãs e cidadãos com idades de 16 a 25 anos, e que estejam em situação de vulnerabilidade social. Desde o início de sua implementação, em 2009, o programa já impactou mais de 300 mil jovens.
Seu foco principal é beneficiar jovens que vivem comunidades brasileiras espalhadas por todos os 26 estados do país e do Distrito federal. Desse total de pessoas beneficiadas, mais de 80 mil tiveram acesso ao mercado de trabalho. Assim, o programa procura promover inclusão social por meio da capacitação para obter trabalho e emprego.
Elisangela Monteiro – Professora – Entusiasta da Blogosfera!!