loader image
Categorias
Rio Grande do Sul

Cirurgia+ Programa Gaúcho Irá Custear Diversas Cirurgias

Cirurgia+ Programa Gaúcho Para Diversas CirurgiasO governo gaúcho lançou uma iniciativa para ampliação temporária de acesso à realização de consultas, exames e procedimentos cirúrgicos eletivos. Trata-se do Programa Cirurgia+, que foi lançado oficialmente nesta segunda-feira (23). A iniciativa é da Secretaria da Saúde do Rio Grande do Sul.

Assim sendo, o Cirurgia+ busca ampliar o acesso e reduzir as filas de espera para procedimentos eletivos. O programa contempla especialidades de cirurgia geral, vascular, traumato-ortopedia, otorrinolaringologia, ginecologia, oftalmologia e urologia.

Dessa maneira, vai ocorrer um incremento na oferta à população de 72.090 mil cirurgias. Além disso, haverá aumento de 94.218 consultas especializadas. odos os procedimentos serão realizados em 71 hospitais. Estes já integram a rede de atendimento aos usuários do SUS (Sistema Único de Saúde).

O investimento no Cirurgia+ será de R$ 85 milhões pelo Governo do Estado do Rio Grande do Sul, por meio da pasta da saúde. Outros R$ 28,1 milhões serão investidos pelos municípios.

Alguns dados sobre o programa

Somente no Hospital de Portão (Fundação Hospitalar Educacional e Social de Portão – Fuhesp), serão 3 mil cirurgias em urologia. Outras mil serão em cirurgia-geral e 1,1 mil em cirurgias de oftalmologia. Dessa forma, espera-se elevar temporariamente o acesso aos serviços para atender ao aumento da demanda durante a pandemia.

No local, 99% dos usuários são atendidos(as) pelo SUS. Em novembro de 2021, o hospital foi responsável por 51% de cirurgias eletivas do Rio Grande do Sul. Esse número aumento para 55% no mês seguinte. Trata-se de um hospital de referência, e sua ampliação impactará em todo o estado.

Anúncio

Presente ao lançamento, o diretor administrativo do Hospital, Renato Freitas Teixeira, comentou sobre o programa. “A gente entende este esforço que o Estado está fazendo. O Hospital de Portão se sente muito grato. Estamos melhorando a estrutura e precisamos transformar a mudança em resolutividade para o cidadão”.

As informações constam no site da Secretaria de Saúde do Rio Grande do Sul: www.saude.rs.gov.br/programa-cirurgia.

Abaixo, seguem os números de cirurgias que serão aumentados conforme especialidade:

O CIRURGIA+ POR ESPECIALIDADES
  • Cirurgia geral: 15.918 cirurgias e 26.261 consultas
  • Cirurgia vascular: 2.808 cirurgias e 3.213 consultas
  • Ginecologia: 3.956 cirurgias e 9.587 consultas
  • Oftalmologia: 36.455 cirurgias e 31.141 consultas
  • Otorrinolaringologia: 959 cirurgias e 5.553 consultas
  • Traumatologia: 6.550 cirurgias e 12.666 consultas
  • Urologia: 5.444 cirurgias e 6.797 consultas

Como deverá funcionar o programa? Como participar?

Ainda que alguns detalhes não tenham sido informados, o programa Cirurgia+ deverá diminuir a fila de espera. Assim, as pessoas que passaram por todos os procedimentos no sistema de saúde pública para marcar cirurgia deverão esperar menos.

Com efeito, não deverá haver grande mudança na forma como a população marca as cirurgias.

Por Valdnir Fernandes

Meu Nome é Valdnir Fernandes - sou professor formado em Biologia e jornalista! Trabalho na Blogosfera para levar mais informações úteis para o visitante ilustre. Buscando levar informações importantes, isto é, o Programas Sociais BR é um site de Utilidade Pública !!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *