A Dataprev segue fazendo um reprocessamento dos dados de pagamento do abono salarial PIS/PASEP. Diante disso, o governo informou que quase 2 milhões de CPFs seguem em análise. Potencialmente, cada um deles poderá receber o abono. No caso, essas pessoas não tiveram resposta conclusiva se irão ou não receber o abono neste ano.
A Caixa Econômica Federal (CEF) já iniciou os pagamentos do abono salarial em 2022. Os pagamentos desse ano são referentes ao calendário do ano base de 2020. O PIS é pago pela CEF a trabalhadores e trabalhadoras da iniciativa privada. Por sua vez, o PASEP é depositado pelo Banco do Brasil a servidoras e servidores públicos.
Estes quase 2 milhões em análise são cadastros que apresentaram inconsistências na RAIS – Relação Anual de Informações Sociais. Por causa disso, estão em nova avaliação.
A Dataprev ainda informou que a consulta do resultado dessa análise em fase de reprocessamento será liberada no dia 16 de março. Assim sendo, essas informações poderão ser checadas nos aplicativos Carteira de Trabalho Digital e/ou Caixa Trabalhador, ou ainda na plataforma serviços do trabalho no portal Gov.br.
Problema com as informações
O problema foi gerado por inconsistências de informações da RAIS enviada pelas empresas. Por causa disso, foi necessário realizar um novo processamento mais apurado de informações. Com isso, será possível garantir o correto direito dos trabalhadores e evitar pedidos de revisões adicionais.
12 pagamentos do abono já foram feitos em fevereiro. No mês de março, outros 10 serão feitos.
O abono salarial PIS/Pasep é referente ao ano base de 2020, como dissemos acima. A CEF e o Banco do Brasil estão liberando os valores desde 8 de fevereiro. O calendário completo de pagamentos já foi divulgado.
Vai receber o abono quem trabalhou pelo menos 30 dias com carteira assinada em 2020. Além disso, para ter direito ao abono, deve-se ter recebido, em média, até 2 salários mínimos no ano base.
Geralmente o pagamento é feito ao longo do ano, de acordo com a data de aniversário. Porém, o Governo Federal antecipou os pagamentos para os meses de fevereiro e março diante do fato de somente agora estar sendo feito o pagamento de 2020.
CPFs analisados
A Dataprev divulgou ter analisado até o momento 55 milhões de CPFs. Trata-se daqueles que tiveram algum registro na RAIS ou no e-Social em 2020. Desses:
- 22,7 milhões elegíveis a receber o PIS;
- 30,4 milhões inelegíveis; e
- 1,9 milhão com necessidade de processamento adicional (3,5% de cadastros).
Com a revisão dos dados, esses números poderão ser alterados, com a inclusão de novos registros.
Meu Nome é Valdnir Fernandes – sou professor formado em Biologia e jornalista! Trabalho na Blogosfera para levar mais informações úteis para o visitante ilustre. Buscando levar informações importantes, isto é, o Programas Sociais BR é um site de Utilidade Pública !!