Desde 2019, o governo gaúcho tem buscado unificar num único portal seus serviços 100%. Para tanto, foi criado o RS.GOV.BR. Os fundamentos, desafios e concepção da iniciativa encontram-se descritos no documento intitulado Estratégia Digital RS.GOV.BR. O documento pode ser acessado aqui.
A plataforma é a porta de entrada para os serviços que são oferecidos pelo governo do Estado. Atualmente, ela centraliza várias funcionalidades em um único endereço eletrônico. O nome, que faz alusão ao Rio Grande do Sul, remete a todo e qualquer canal governamental do RS.
Abaixo, estão listados alguns serviços que podem ser encontrados no portal:
- Consulta da Situação de Perícias em Veículos (do Instituto-Geral de Perícias)
- Apresentação Virtual do Condutor (Detran RS)
- Guia Eletrônica de Pagamento para a Retirada de Veículo em Depósito (Detran RS)
- CRLV Digital (Detran RS)
- Escola RS (Secretaria da Educação)
- Chamar192 – Samu (Secretaria da Saúde)
- Gestão de Sistemas Sociais (Secretaria de Trabalho e Assistência Social)
- Alerta de Furto e Roubo (Secretaria da Segurança Pública)
O novo portal de SERVIÇOS ONLINE, acessar: rs.gov.br.
Foi elaborado pela Secretaria de Governança e Gestão Estratégica (SGGE). A iniciativa ainda contou com o apoio do Escritório de Desenvolvimento de Projetos (EDP) e Companhia de Processamento de Dados do Estado (Procergs).
Veja o vídeo sobre este assunto no Canal do Programas Sociais BR:
Portal Responsivo
Diferentemente das iniciativas até então feitas de digitalização de serviços, o rs.gov.br não é um aplicativo. Na verdade, trata-se de um portal responsivo. Dessa maneira, o serviço é adaptável a qualquer dispositivo com acesso À internet, como tablet, celular ou computador.
A ideia é que ele consiga disponibilizar toda uma carta de serviços digitais em um mesmo ambiente. Uma vez acessando o portal, o cidadão encontra em destaque uma barra de pesquisa. Nele, é possível observar as demandas mais acessadas e serviços em destaque, entre outras funcionalidades.
O ambiente é similar ao modelo do gov.br, portal do governo federal.
Metas
De acordo com o governo gaúcho, até o final de 2022, a meta é disponibilizar todos os serviços do Poder Executivo de forma 100% digital. Com efeito, com o rs.gov.br, pouco mais de 50% deles já se encontra disponível aos usuários. Assim, grande parte dos serviços já pode ser encontrada de maneira rápida e online.
A digitalização dos serviços é considerada fundamental também pelo contexto do país, sobretudo no contexto da pandemia. Atualmente, no Brasil, a população é de 211 milhões de pessoas, e há 215 milhões de aparelhos de telefones celulares. Isso corresponde a 102% de celulares em relação à população. Além disso, cerca de 150 milhões de pessoas usam serviços de internet. Trata-se, assim, de uma maneira de democratizar o acesso a serviços do estado.
Meu Nome é Valdnir Fernandes – sou professor formado em Biologia e jornalista! Trabalho na Blogosfera para levar mais informações úteis para o visitante ilustre. Buscando levar informações importantes, isto é, o Programas Sociais BR é um site de Utilidade Pública !!