A cidade do Recife criou e disponibiliza postos voltados para a atualização do CadÚnico. Depois da criação do Auxílio Brasil, cujo pagamento é condicionado ao cadastro, houve um grande aumento de procura desse serviço. Assim sendo, esses novos locais foram criados de maneira a evitar demora e filas.
Além do Auxílio Brasil, o CadÚnico garante acesso a outros programas de assistência social. Com ele, famílias podem acessar o Auxílio Brasil, a Tarifa Social de Energia Elétrica (TSEE), o Benefício de Prestação Continuada (BPC) e diversos outros programas sociais. Com efeito, o cadastro no sistema precisa ser atualizado a cada dois anos.
O principal lposto para o registro na cidade é a Central de Cadastro Único. Ele fica localizado na Rua do Imperador, no bairro de Santo Antônio. Além dele, a cidade conta com outras 14 unidades dos Centros de Referência da Assistência Social (Cras).
A Central do Cadastro Único, que fica na Rua do Imperador, funciona das 7h às 15h. Já o atendimento do Cadastro Único nos Cras ocorre diariamente das 8h às 16h. Todos os postos disponíveis na cidade funcionam de segunda a sexta-feira. Confira, na página da Prefeitura todos os endereços: www2.recife.pe.gov.br/sites/default/files/enderecos_cras_-_areas_de_abrangencia_e_referencia.pdf ou pela notícia da Prefeitura: www2.recife.pe.gov.br/noticias/05/11/2021/prefeitura-do-recife-oferece-15-locais-para-atualizacao-do-cadastro-unico.
Sobre a atualização
Como foi dito acima, a atualização do CadÚnico deve ser feita a cada dois anos. Porém, há casos em que a atualização deve ser feita antes desse prazo. No caso, isso precisa acontecer quando houver mudança no grupo familiar, mudança renda ou endereço.
Quem tiver dúvida sobre última vez que atualizou o CadÚnico, pode checar essa informação por meio do site ou app meucadunico.cidadania.gov.br. Tanto no site quanto no aplicativo, basta inserir algumas informações solicitadas e conferir.
Quem pode se cadastrar no CadÚnico?
O CadÚnico é o principal instrumento de identificação e caracterização da situação socioeconômica das famílias de baixa renda no Brasil. Além de ser critério de acesso a programas federais, sua base de dados também orienta programas estaduais e municipais.
Podem se inscrever no Cadastro Único as famílias que:
- Possuem renda mensal por pessoa de até meio salário mínimo;
- Possuem renda mensal familiar total de até três salários;
- Possuem renda acima dessas, mas que estejam vinculadas ou pleiteando algum programa ou benefício que utilize o CadÚnico em suas concessões
Os documentos pedidos para fazer o cadastro são:
Para o responsável pela família – RF:
- CPF ou Título de Eleitor;
Para os demais membros da família:
- Qualquer um dos documentos de cada uma das pessoas da família: Certidão de Nascimento, Certidão de Casamento, CPF, RG, Carteira de Trabalho ou Título de Eleitor.
Mais informações, aqui.
Meu Nome é Valdnir Fernandes – sou professor formado em Biologia e jornalista! Trabalho na Blogosfera para levar mais informações úteis para o visitante ilustre. Buscando levar informações importantes, isto é, o Programas Sociais BR é um site de Utilidade Pública !!