A Prefeitura de Salvador, capital da Bahia, criou o Programa Primeiro Passo. Esse programa social, criado em 2021, é voltado a atender crianças com até 5 anos de famílias carentes. O programa consiste em oferecer auxílio financeiro combinado com ações de educação e saúde às crianças na primeira infância e de famílias em situação de pobreza ou extrema pobreza.
Focado em auxiliar no desenvolvimento das crianças carentes, a prefeitura Salvador instituiu o programa Primeiro Passo para desenvolvimento estrutural da família com ajuda financeira, educacional e saúde da família, criando mais confiança para o futuro. Seu principal objetivo vem sendo atender a demanda de crianças com até 5 anos que ficaram sem vagas em creches e pré escolas. O programa pode atender até três crianças por família.
Para participar é necessário que a família tenha um cadastro ativo no programa Bolsa Família e também no Cadastro Único para programas sociais do governo federal, o CadÚnico. Além disso, é necessário cumprir algumas regras, que delimitam o público alvo do programa.
O Programa Primeiro Passo, atualmente, oferece às famílias cadastradas um auxilio no valor de R$ 65. Para receber o valor, é necessário participar de atividades promovidas no âmbito do programa, além de renovar o cadastro a cada seis meses para não perder o foco.
Inscrições
Para acessar o programa, a família não pode estar em alguma das situações listadas abaixo:
- ter crianças matriculadas em creches e pré-escolas da rede pública ou conveniada com a Prefeitura de Salvador;
- ter crianças que morem em locais onde há vagas em creches e pré-escolas públicas ou conveniadas disponíveis;
- que os pais ou responsáveis já recebam dos seus empregos o auxílio-creche;
- que os pais ou responsáveis que retirarem as crianças já matriculadas nas creches ou pré-escolas pública, conveniada ou de instituição de Ensino do Projeto Pé na Escola;
- que as crianças fizerem 6 anos entre 1º de janeiro e 31 de março do ano do pagamento do benefício não são elegíveis;
- Limite: Três crianças por família, podendo ultrapassar este limite somente no caso de gêmeos.
Cumprindo essas condições, já é possível fazer o cadastro. Ele pode ser feito por agendamento por meio de telefone, pelo Disque Salvador, no número 156. Esse tipo de agendamento deve ser feito de segunda a sexta-feira, entre 8h e 18h.
O agendamento pode ser feito de forma presencial, em um dos 10 postos de atendimento de 2ª a 6ª feira, das 8h às 12h e das 13h às 17h. Os endereços podem ser consultados aqui: www.primeiropasso.salvador.ba.gov.br/.
Documentação Primeiro Passo Salvador
Agendado o atendimento, será necessário levar alguns documentos para o posto de atendimento para que a inscrição seja feita. É necessário levar o documento de identificação original, além de documentação de todos os dependentes de até 5 anos de idade.
Além disso, é necessário levar um comprovante de residência, de preferência da Coelba ou da Embasa. No caso de a criança estar matriculada na escola ou creche da rede particular, é necessário comprovar por meio de carnê ou boleto de pagamento nominal e atestado de frequência atual.
BOA SORTE E SUCESSO NA SUA BUSCA POR UMA VIDA MELHOR !!
Meu Nome é Valdnir Fernandes – sou professor formado em Biologia e jornalista! Trabalho na Blogosfera para levar mais informações úteis para o visitante ilustre. Buscando levar informações importantes, isto é, o Programas Sociais BR é um site de Utilidade Pública !!