O sinal 5G (standalone), quinta geração de internet móvel, será ativado no Rio nesta segunda-feira (22). A nova tecnologia trafega numa nova frequência, bem mais rápida que as anteriores. O protocolo de transmissão de dados alcança velocidades entre 20 e 50 vezes maiores. Além disso, a tecnologia 5G permite a conectividade de um maior número de dispositivos. Isso será fundamental, no futuro, para a integração de carros autônomos e robôs.
A 5G é uma tecnologia fundamental para aquilo que se denomina “Internet das Coisas”. Esse conceito abrange um número cada vez maior de dispositivos conectados à rede o tempo todo.
Além da capital fluminense, outras três capitais brasileiras são contempladas nesta segunda. São elas Florianópolis (SC), Palmas (TO) e Vitória (ES). Algumas outras já têm a banda 5G disponível, como são os casos de Belo Horizonte (MG) e São Paulo (SP). Em breve, todo o Brasil terá acesso a essa banda.
O que é preciso para ter acesso ao 5G?
Quem tiver um dispositivo móvel habilitado para a nova tecnologia, já terá acesso a ela. Não será necessário, a rigor, fazer nada. Aparelhos celulares mais recentes, por exemplo, já vêm habilitados. O mesmo com outros aparelhos mais novos, como tablets. Vale a pena conferir com os fabricantes e/ou assistências técnicas sobre o acesso à tecnologia 5G do seu aparelho.
Com efeito, também é interessante ter em vista essa informação caso vá comprar um aparelho por agora.
Quem tiver um celular da Apple precisa baixar uma atualização de software. Ela ainda será disponibilizada. Neste momento, também não está sendo solicitada a troca de chip. Os mais recentes já são habilitados a captarem sinal 5G, assim que ele for disponível.
O 5G oferecido hoje por algumas operadoras utiliza frequências de 4G e antenas 5G. Assim sendo, não é o 5G puro.
Troca da parabólica
Famílias inscritas em programas sociais têm até 90 dias para fazerem o agendamento da instalação do kit gratuito da parabólica 5G. Já explicamos neste site como é o procedimento. Porém, cabe relembrar aqui como é o processo, que é bastante simples.
Para efetuar o agendamento da troca de antena, é preciso ligar gratuitamente para o número 0800 729 2404. ou acessar o endereço eletrônico da Siga Antenado. Outra opção é pelo site www.sigaantenado.com.br/. Em ambos, basta informar o Cadastro de Pessoa Física (CPF) e Número de Identificação Social (NIS).
Operadoras
Neste primeiro momento, o sinal do 5G chega às capitais do país restrito a alguns bairros. O edital do leilão determinou às operadoras a instalação de uma antena para cada 100 mil habitantes. O número vai crescer conforme o passar dos anos. A área de abrangência atual é determinada pela estratégia comercial de cada empresa.
Meu Nome é Valdnir Fernandes – sou professor formado em Biologia e jornalista! Trabalho na Blogosfera para levar mais informações úteis para o visitante ilustre. Buscando levar informações importantes, isto é, o Programas Sociais BR é um site de Utilidade Pública !!