loader image
Categorias
Acre Alagoas Amapá Amazonas Auxílio Brasil Bahia BPC-Benefício De Prestação Continuada Ceará Distrito Federal Espírito Santo Goiás Maranhão Mato Grosso Mato Grosso do Sul Minas Gerais Pará Paraíba Paraná Pernambuco Piauí Rio de Janeiro Rio Grande do Norte Rio Grande do Sul Rondônia Roraima Santa Catarina São Paulo Sergipe Tocantins

12 Bancos Podem Fazer Consignado Com Auxílio Brasil E BPC

A Caixa Econômica Federal (CEF) e outros 11 bancos estão autorizados a realizarem empréstimo consignado com benefícios federais. Agora, essa modalidade de crédito poderá ser usada por pessoas contempladas com o Auxílio Brasil e Benefício de Prestação Continuada (BPC). A medida já começa a valer a partir da próxima segunda-feira (10/10).

A operação permite que cidadãs e cidadãos tenham descontado direto na fonte pagadora dos benefícios sociais as parcelas de empréstimos consignados. Eles serão contratados junto a instituições financeiras habilitadas pelo Ministério da Cidadania.

Como já explicamos aqui, essa modalidade deverá ter juros acima daqueles praticados pelo mercado. Com efeito, o Governo Federal definiu regras específicas para a sua contratação. Também explicamos neste espaço quais serão as regras praticadas.

Foto: Júlio Dutra/ Ministério da Cidadania
Foto: Júlio Dutra/ Ministério da Cidadania/ Reprodução

Os descontos vão ser realizados automaticamente do valor mensal do benefício durante  o prazo contratado. Os bancos calculam que esse modelo de empréstimo terá menos riscos de inadimplência. A promessa é de que isso implicaria de que os juros tendessem a ser mais baixos. Pelo menos por agora, isso não vai acontecer.

Iniciativa faz parte de programa federal

A iniciativa faz parte do Programa Renda e Oportunidade. Ainda sem sucesso, a ação foi lançada pelo Governo Federal para alavancar a retomada do emprego e da economia do país. Aprofundada pela pandemia de covid-19, a crise se arrasta desde 2015 até hoje.

Agora, responsáveis familiares das famílias contempladas pelo Programa Auxílio Brasil e titulares do Benefício de Prestação Continuada poderão fazer o empréstimo consignado diretamente nos bancos autorizados. Aqui é possível conferir a lista de instituições autorizadas a fazer essa modalidade de empréstimo.

Anúncio

Regulamentação desse ano

O consignado com benefícios federais é regulado pela Lei 14.431, publicada em 3 de agosto. Ela limitou o valor do consignado em até 40% do repasse permanente de R$ 400,00 do Auxílio Brasil. Assim sendo, o beneficiário poderá descontar até R$ 160 mensais, num prazo máximo de 24 meses.

Portaria nº 816, publicada pelo Ministério da Cidadania no dia 27 de setembro, estabeleceu o limite de juros de 3,5% ao mês. Porém, cada instituição financeira pode adotar taxas menores, caso queira. Isso dependerá, no limite, do contrato e da negociação estabelecidos.

É aconselhado que cada responsável familiar entre em contato com os bancos para verificar a melhor proposta de empréstimo. Mais importante que isso, a contratação de empréstimo deve ser feita somente em situações excepcionais.

Além de garantir acesso ao crédito, o Ministério da Cidadania ofertará ações de educação financeira.

Por Valdnir Fernandes

Meu Nome é Valdnir Fernandes - sou professor formado em Biologia e jornalista! Trabalho na Blogosfera para levar mais informações úteis para o visitante ilustre. Buscando levar informações importantes, isto é, o Programas Sociais BR é um site de Utilidade Pública !!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *