O Auxílio Emergencial foi pago pelo governo federal no início da pandemia de covid-19. Pago a aproximadamente 60 milhões de pessoas, várias delas não sacaram todos os valores a que tinham direito. Dessa maneira, existem diversas formas de conferir se ainda resta algum valor para receber do benefício que foi substituído pelo Auxílio Brasil.
Para confirmar se tem ou não valores a receber, a beneficiária ou o beneficiário deve entrar no portal da Dataprev. Lá, será possível fazer uma consulta para verificar qual a sua situação. O endereço é o https://consultaauxilio.cidadania.gov.br/consulta/#/.
Antes, a consulta era feita apenas usando CPF e nome da mãe. Agora, será preciso ter conta Gov.Br para entrar e fazer a consulta. Quem não tiver uma, poderá criar rapidamente e de forma gratuita. Existem vários serviços do governo federal acessados por esse sistema.
A princípio, é importante destacar que na maior parte dos casos o saque do Auxílio Emergencial não está mais previsto. Isso porque, de acordo com regras do benefício, os valores pagos expiram 120 dias depois que o depósito foi feito. Na vigência do benefício, o depósito é realizado pela Caixa Econômica Federal. Depois de expirarem, os recursos retornam para União.
Como consultar o Auxílio Emergencial?
Como dissemos, para fazer a consulta será preciso uma conta Gov.Br. Para fazer a consulta, siga os passos abaixo:
- Acesse o site https://consultaauxilio.cidadania.gov.br/consulta/#/;
- Clique no botão “Entrar com Gov.br”
- Em seguida, preencha o seu Cadastro de Pessoas Físicas – CPF
- Preencha sua senha da conta Gov.br
- Caso seja o seu primeiro acesso na plataforma, será necessário realizar a “autorização de uso de dados pessoais”, basta clicar em “Autorizar“
- Finalizado. Você estará no painel de consulta do benefício de 2022.
Com efeito, a consulta também poderá ser feita por telefone. Basta ligar no número 111, no atendimento da Caixa Econômica Federal.
Sobre o Auxílio
Segundo dados do governo, o Auxílio Emergencial foi pago para aproximadamente 70 milhões de cidadãos. Criado em Abril de 2020, foi pago até o final de 2021. Depois disso, foi substituído pelo Auxílio Brasil. Inicialmente, segundo proposta do governo, o valor seria de R$200,00. A oposição conseguiu fazer o valor chegar a R$600,00.
Para chegar a esses números, o Governo leva em consideração não só as pessoas que receberam o dinheiro do Auxílio Emergencial até aqui. São postas na conta as famílias dos diversos perfis de beneficiário. Isso porque eles consideram que esses cidadãos que moram com os beneficiários também usaram a quantia.
Elisangela Monteiro – Professora – Entusiasta da Blogosfera!!