O Governo Federal estuda a implementação de um programa que vem sendo chamado de Vale Carne. A ideia é conceder um valor adicional às parcelas do Bolsa Família para a compra de carne bovina. Assim, estariam incluídas no programa, inicialmente, famílias inscritas no . O valor sugerido inicialmente é de R$35,00 ao mês, mas não está confirmado.
A proposta foi originada de um grupo de pecuaristas do Mato Grosso do Sul. Assim, a proposta do Vale Carne foi apresentada ao Ministro do Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar, Paulo Teixeira. O objetivo do programa será possibilitar que famílias em situação de vulnerabilidade tenham acesso a pelo menos 2 quilos de carne por mês. O projeto ainda está em fase de estudos e análises por parte do governo. Mesmo assim, já gera expectativas.
Entenda a proposta do Vale Carne
O Vale Carne, atualmente, está entre as iniciativas que estão sendo consideradas pelo governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva. O Bolsa Família foi reformulado e retomado em 2023, no seu primeiro ano de governo. Agora, há várias contrapartidas novas implementadas, além de outros benefícios.
O Vale Carne seria um novo benefício associado ao mais importante programa social do Brasil. Existe expectativas de que o programa beneficie muitas pessoas e mude a tendência de diminuição de consumo de carne bovina no país.
As pessoas que defendem a implementação do Vale Carne insistem no ponto de que ele irá beneficiar muitas pessoas. Isso porque o projeto, segundo informações preliminares, poderia atender até 19,5 milhões de pessoas. Isso poderá aumentar demanda por carne e, consequentemente, o consumo. Isso pode aumentar a produção para aproximadamente 2,3 milhões de cabeças de gado por ano.
O Vale Carne iria conceder um voucher, que seria exclusivo para a compra de carne bovina. A compra poderia ser feia em estabelecimentos parceiros. Dessa forma, o programa poderá tanto melhorar a nutrição das famílias mais pobres, quanto fomentar a economia local.
Veja Outros Benefícios Sociais Por Aqui
Proposta bem recebida
O Ministro Paulo Teixeira já declarou que a proposta do Vale Carne foi bem recebida. Ele destaca a importância de promover o acesso à carne bovina para . Contudo, ele também ressaltou que a implementação de uma política pública dessa magnitude requer uma análise cuidadosa. Assim, vários setores do governo, incluindo a Casa Civil e o Ministério do Desenvolvimento Social, estudam a proposta.
O ministro salienta a necessidade de passar por uma “peneira” de avaliação. Somente assim poderá garantir que atenda efetivamente às necessidades de segurança alimentar e nutricional.
Elisangela Monteiro – Professora – Entusiasta da Blogosfera!!
Pesquise Artigos