O Serasa é, hoje, uma das principais agências de crédito do Brasil. Atua no setor de serviços financeiros e de análise de crédito. Assim, a instituição coleta e mantém registros de informações financeiras e de crédito sobre indivíduos e empresas. Com base nesses registros, pode indicar perfis diversos sobre como pessoas atuam em relação a dívidas.
Com base nesses dados, o Serasa criou o Serasa Score. Trata-se de uma pontuação que varia de 0 a 1000. Essa pontuação é utilizada para indicar as chances de uma pessoa pagar suas contas em dia. Por isso, quanto mais alta a pontuação, maior a probabilidade de conseguir crédito.
Muitas instituições financeiras usam a pontuação do Serasa quando vão decidir entre conceder ou não crédito a uma pessoa. Por exemplo, uma pontuação alta pode ser fundamental para se obter financiamento para compra de imóvel. Um Score bom no Serasa pode auxiliar a conseguir financiamento no Minha Casa Minha Vida e outros programas.
Serasa Score 3.0
O Serasa busca de maneira contínua melhorar esse mecanismo de pontuação. Assim, busca personalizar e tornar mais precisa essa avaliação. Por isso, o Serasa lançou, em agosto, o Score 3.0. Com esse mecanismo, brasileiras e brasileiros poderão conectar seus dados bancários à análise de seu perfil.
A avaliação de crédito no Serasa é calculada com base em alguns elementos chave. Trata-se de uma série de fatores que refletem o histórico financeiro e de crédito de uma pessoa no Brasil. A fórmula exata é um segredo comercial. Entretanto, existem alguns fatores que influenciam no cálculo.
Histórico de dívidas e de pagamentos entram na contagem. Históricos de crédito e de pagamentos também podem fazer a diferença quanto a se ter score mais ou menos alto. Entra na contagem, ainda, o histórico de dívidas e pendências no mercado.
Método do Score 3.0 do Serasa
Dentre os fatores levados em conta para o Serasa 3.0 estão:
- extrato da conta corrente;
- salários ou outras fontes de renda;
- financiamentos;
- histórico do cartão de crédito
Tendo um bom histórico no Serasa, obter crédito quando for solicita-lo pode servir como facilitador. Contudo, é importante sublinhar que se trata de somente um fator, dentre vários que bancos e financeiras usam para concessão de crédito.
Minha Casa Minha Vida
Na obtenção de crédito imobiliário para o maior programa habitacional do governo federal, o score no Serasa não é levado em conta. Entretanto, restrições de crédito no Serasa e no SPC (Serviço de Proteção ao Crédito) podem impedir de que obter financiamento.
Elisangela Monteiro – Professora – Entusiasta da Blogosfera!!
Pesquise Artigos