Estudantes do Recife, agora, contam com um programa que lhes dará suporte para ingressar em uma universidade. Isso porque o Prouni Protec Recife passa a ser Programa Educação Para Todos – Novo Prouni e Protec Recife. A iniciativa vai conceder bolsas de estudos integrais. Elas serão para cursos de nível superior e técnico, na modalidade de ensino presencial.
Além de bolsas de ensino superior, o programa vai oferecer outras centenas de bolsas voltadas para o ensino médio e que desejam fazer um curso técnico. Ao todo, são 471 bolsas. Delas, 61 serão para a graduação superior e 410 para o ensino técnico.
Processo seletivo
Para participar do processo seletivo, cada estudante precisa residir no Recife há pelo menos 3 anos. Além disso, é necessário ter renda per capta de até dois salários mínimos. É preciso ainda ser aluna ou aluno de escola pública do Recife, ou bolsista integral em escola privada no ensino médio. Por fim, para concorrer não se pode possuir diploma de nível superior e ou técnico.
O principal requisito para a seleção é ter maiores notas no último ENEM (Exame Nacional do Ensino Médio).
Estudantes do Recife que tenham interesse devem inscrever gratuitamente entre os dias 21 e 27 de fevereiro através do site — prouni.recife.pe.gov.br/prouni/.
De acordo com o edital, 50% das vagas no programa são reservadas para pessoas autodeclaradas negras ou pardas. Além disso, 10% das vagas serão destinadas aos deficientes e mais 10% para mulheres em situação de vulnerabilidade.
Investimento no Prouni Recife
O investimento nesta iniciativa foi de mais de R$ 2 milhões. Ele garante que todas as bolsas disponíveis no Novo Prouni e Protec tenham 100% de financiamento. Todo investimento usará recursos do tesouro municipal de Recife.
O prefeito João Campos (PSB), falou sobre a importância do programa nas mídias oficiais do município:
“São 450 bolsas de ensino técnico, que a prefeitura vai pagar de forma integral. Quando a gente olha para os países da OCDE, a quantidade de estudantes que fazem o ensino técnico é muito acima do Brasil. Nós precisamos ter mais qualificação e essa qualificação tem que ser diretamente ligada com as capacidades necessárias para gerar emprego, com a escuta do mercado formal de trabalho. É por isso que parte importante dessa formação vai ser na área de saúde, porque o segundo maior polo de saúde do Brasil está aqui no Recife e a gente precisa ter gente qualificada para isso”, destacou.
Bolsas de graduação e ensino médio técnico
Para o curso de graduação, serão distribuídas 61 bolsas. Elas serão distribuídas entre três instituições sediadas no Recife. São elas a Unicap (Universidade Católica de Pernambuco), FPS (Faculdade Pernambucana de Saúde) e a Uninassau.
Os cursos ofertados serão os seguintes:
- Engenharia civil
- Odontologia
- Enfermagem
- Psicologia
- Pedagogia
- Fisioterapia.
Já para os cursos técnicos, as 410 vagas estão distribuídas entre o Senai, Senac e Cesa – Centro de Estudos da Saúde. Há bolsas para cursos de técnicos dos mais variados. São eles:
- Manutenção automotiva
- Refrigeração e climatização
- Enfermagem
- Segurança do trabalho
- Logística
- Radiologia
- Edificações
- Farmácia
- Nutrição e dietética
- Análises clínicas
- Eletrotécnica
- Mecânica industrial
- Manutenção de redes de computadores.
Além disso, estudantes de Recife que passarem na seleção terão direito ao Vem Passe Livre.
Professoras e professores da rede municipal de ensino do Recife também podem participar do programa. Nesse caso, poderão se inscrever para o curso de pedagogia. Diferentemente de estudantes, para docentes podem participar independentemente de renda familiar.
Elisangela Monteiro – Professora – Entusiasta da Blogosfera!!
Pesquise Artigos