O programa Remédio em Casa é uma iniciativa importante do governo do Mato Grosso, beneficiando políticas de saúde do Estado. Trata-se de ação coordenada entrega medicamentos gratuitos para pacientes do SUS (Sistema Único de Saúde). Funciona como um delivery, facilitando o cotidiano de quem depende de um tratamento contínuo.
O programa Remédio em Casa atua nos municípios de Mato Grosso do Sul.
O programa Remédio em Casa foi criado em 2022. Atualmente, a ação disponibiliza mais de 130 tipos de medicamentos do Componente Especializado cadastrados para a entrega. Trata-se de informações oficiais da SES (Secretaria de Estado de Saúde) do Mato Grosso do Sul.
O programa conta com ações desenvolvidas em conjunto com o Consórcio LIM. Segundo o governo e avaliações externas, o Remédio em Casa faz as entregas de maneira programada e segura.
Atualmente, pacientes que não tenham cadastro no programa e fazem uso de medicamentos do Componente Especializado fornecidos pelo SUS precisam ir presencialmente até as unidades de saúde para retirá-los. Porém, com o Remédio em Casa, pacientes que realizarem o cadastro passam a receber seus medicamentos em casa.
Recebem, como dissemos, com toda a comodidade e segurança e de forma regular. Além da comunidade, o programa funciona garantindo a continuidade do tratamento de pessoas atendidas por [button color=”red” size=”small” link=”https://programassociaisbr.com.br/?s=sa%C3%BAde” icon=”” target=”true”]políticas públicas de saúde[/button].
Como Se Cadastrar no Programa Remédio em Casa?
A partir dessa segunda-feira, 19/08, o Programa Remédio em Casa receberá inscrições presencialmente na cidade de Dourados. A ação vai até quarta-feira, dia 21/08. Os atendimentos ocorrem das 7h ás 12h na Urmi (Unidade Reguladora de Medicamentos e Insumos).
Ela fica localizada na Rua Santos Dumont, 105, entre as avenidas Marcelino Pires e Weimar Gonçalves Torres, próximo ao Shopping Avenida Center.
O programa Remédio em Casa em Estado de Mato Grosso do Sul atende usuários que cumpram os seguintes critérios:
- Terem cadastro regular no CEAF (Componente Especializado de Assistência Farmacêutica)
- Possuírem documentação válida
- Concordarem e assinarem o Termo de Adesão ao programa
As informações sobre o programa Remédio em Casa, além da lista de medicamentos que fazem parte do programa, podem ser acessadas no site www.as.saude.ms.gov.br/assistencia-farmaceutica-especializada-casa-da-saude/programa-remedio-em-casa.
Atendimento nos municípios
Nessa semana, o Remédio em Casa recebe inscrições em Dourados. Porém, o programa recebe ações de cadastro em todos os municípios sul-mato-grossenses. Por conta disso, quem se interessar deverá procurar a unidade de saúde mais próxima de sua casa e se informar.
Assim, poderá saber da disponibilidade das próximas ações de cadastro disponíveis. Dessa maneira, poderá se beneficiar.
Mestre e doutor em História Social da Cultura — UFMG