Programa Empreendedor Criativo Abre Novas Turmas No Ceará

No Ceará, o Programa Empreendedor Criativo, que é realizado pela organização Junior Achievement em parceria com a SPS-CE (Secretaria da Proteção Social do Ceará), com a Fiec (Federação das Indústrias do Estado do Ceará e empresas, anunciou o lançamento de 200 vagas. Elas serão para novas turmas da iniciativa, que incentiva o empreendedorismo no estado do Nordeste do Brasil.

Sobre o Programa Empreendedor Criativo

O programa tem o objetivo de promover a educação empreendedora para jovens em situação de vulnerabilidade social. Assim, prepara participantes para o mercado de trabalho, incentivando o empreendedorismo e a inclusão produtiva.

O Programa Empreendedor Criativo conta com carga horária de 100 horas/aula, bem como várias atividades. Ele é dividido em quatro módulos:

  • 1: Introdução ao empreendedorismo
  • 2: Ideia de negócio
  • 3: Plano de negócios
  • 4: Pitch

Durante o programa, jovens aprendem sobre os conceitos básicos de empreendedorismo. Por exemplo, como identificar oportunidades de negócios, desenvolver planos de negócios ou apresentar suas ideias para investidores. No Empreendedor Criativo, também têm a oportunidade de participar de atividades práticas. Entre elas, estão visitas a empresas e workshops com empreendedores.

Importância

O Empreendedor Criativo é um programa que tem o potencial de mudar a vida de jovens participantes. Ao aprender sobre empreendedorismo, poderão desenvolver as habilidades e conhecimentos necessários para iniciar seu próprio negócio. Além disso, aprendem alguns mecanismos para se destacar no mercado de trabalho.

Aqui estão alguns dos benefícios do Empreendedor Criativo:

  • jovens aprendem sobre os conceitos básicos de empreendedorismo
  • desenvolvem habilidades e conhecimentos necessários para iniciar seu próprio negócio ou se destacar no mercado de trabalho
  • além disso, têm a oportunidade de participar de atividades práticas, como visitas a empresas e workshops com empreendedores
  • se conectam com mais jovens que têm interesse em empreendedorismo
  • ganham confiança e autoestima.

Quem pode se inscrever?

Poderão se inscrever nele pessoas a partir dos 15 anos de idade. Além disso, é preciso ter concluído o ensino fundamental.

As novas vagas serão distribuídas entre Fortaleza, a capital do estado, e vários municípios do interior. Na capital, as aulas ocorrerão nos sete Cits (Centros de Inclusão Tecnológica e Social ). Eles ficam localizados nos seguintes bairros:

  • Conjunto Ceará
  • Jangurussu
  • José Walter
  • Aerolândia
  • São Bernardo
  • Mucuripe
  • Parque São José

O projeto também terá duas novas turmas no município de Irauçuba e uma em Ibiapina.

No primeiro semestre de 2023, o Empreendedor Criativo capacitou quase 150 jovens. Houve participação de estudantes no projeto entre os meses de janeiro e março em Fortaleza. Assim, para este próximo semestre, vai haver uma expansão significativa de vagas e abrangência.

Inscrições

As novas turmas Programa Empreendedor Criativo têm início previsto para o dia 31 de agosto. Os detalhes sobre as inscrições, além das informações sobre o curso, estão no site da Junior Achievement Ceará, no endereço www.jabrasil.org.br/ce.

Programas Sociais BR Programas Sociais BR Stories
Pesquise Artigos

Leia Estes ...

Encceja/ reprodução

Exame Do Encceja Inscrição Edital e Calendário Para 2024

Inscrições para participar do Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos – …

Concurso Federal Para Os Correios

Acompanhe Concurso Dos Correios 2024 Para Médio e Superior

Os Correios estão se preparando para a realização de um Concurso 2024 para preencher 5 mil …

Programa Acredita crédito para melhorar a vida das pessoas

Programa Acredita é Lançado Pelo Governo Federal

O Governo Federal lançou em 22/04 o Programa Acredita, com o objetivo de gerar emprego …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *